Um bom produtor de conteúdo tem um bom repertório na cartola
Dica para a produção de conteúdo institucional, não só pra quem tá chegando agora na firma, como também para quem já está há algum tempo:
Entre uma tarefa e outra durante o expediente ou mesmo entre um meme e outro - porque nem só de trabalho (sobre)vive o ser humano - , leia tudo o que puder sobre a instituição, o que faz, como funciona e de que forma as atividades dela impactam na vida das pessoas e na sociedade.
Quanto mais informações souber, maior será o seu repertório para criação de roteiros de vídeo, releases, matérias para o site institucional, legendas de cards para as mídias sociais ou outros produtos de comunicação que você precisar criar.
A ausência de repertório não apenas te deixará intimidado na frente de uma folha em branco, como também te deixará com a sensação de que está se arrastando para criar determinado conteúdo. E, ao criar, ele não ficará tão bom quanto poderia.
Uma boa frase ou uma expressão adequada ao contexto, na maioria das vezes, não surge tão somente do briefing que você recebeu para criar aquele conteúdo. Em geral, ela aparece desse repertório criado na sua memória e que se torna o seu baú.
Essas são sugestões para quem atua como redator, mas vale também para todas as outras funções numa equipe de comunicação: designers, editores de vídeo, motion design, fotógrafos, etc. Busque repertórios para não ficar refém dos bloqueios criativos (que sabemos que todos temos).