Foto em release não é obrigatório

Foto em release não é obrigatório


Mais de uma vez, ao enviar sugestão de pauta para veículos de comunicação, jornalistas logo perguntam se tenho foto para ilustrar o conteúdo.

Das vezes em que não digo que não, eu vou num banco de imagens gratuitos e baixo uma foto que tenha relação com a pauta, para não perder aquele espaço.

Mas com meus botões eu fico pensando: quem melhor do que o jornalista pra pensar numa imagem genérica e adequada para aquele conteúdo.

Pois se eu disparar um release pra todo mundo com a mesma foto, um ou dois ou mais, vão publicar a mesma foto.

Se o próprio veículo pensar numa imagem adequada, ele não vai ficar igual aos outros.

Sem contar que, na falta do fotógrafo para fazer uma imagem aleatória ilustrativa, o jornalista pode pegar o celular e criar um cenário, por exemplo, de uma pessoa escrevendo como se estivesse fazendo prova, caso a pauta tenha a ver com esse tema.

Mas aí, alguém dirá que os jornalistas não tem tempo, que o mercado está precarizado, que tem que fechar a edição do jornal, publicar isso e aquilo e etc, e que o assessor de imprensa que lute para entregar o material dele completinho se quiser que saia alguma coisa no veículo….

Trouxe para cá esse comentário que diz num post do Jorge Soufen Junior apontando que “FOTO EM RELEASE: NÃO, NÃO É OBRIGATÓRIO”, escreveu ele caixa para, em seguida, fazer suas ponderações.

E essa é a minha para contribuir com a questão.

Concorda? Discorda?

Vamos conversar para a coisa fluir dos dois lados 


Maiara Pires

Maiara Pires

Jornalista, Escritora e Produtora de Conteúdo Multimídia. Saiba mais: https://linktr.ee/maiarapiresescreve



O que achou deste artigo?