Curadoria de contribuições sobre revisão de conteúdos antes de ganharem o mundo
Diante de tantas contribuições interessantes sobre a revisão de conteúdos antes de serem lançados no mundo, me vi obrigada a fazer uma curadoria de dicas compartilhadas nos comentários do meu último post no Linkedin e trago também aqui para a coluna. Vamos a elas:
“O melhor é alguém fazer a revisão sempre. Se não for possível, ler no dia seguinte antes da publicação. Isso pode evitar muitos transtornos”. (Fabiana Jesus).
Com certeza, deixar o conteúdo "dormir" e voltar com o olhar mais descansado, faz uma diferença gigante, Fabi.
“Ideal é dar uma pausa (se possível) para se desconectar e retomar depois, além da conferida de quem está de fora do processo, não só pela gramática e concordância, mas também pela estrutura narrativa em si” (Marcelo Pedroso Bastos).
A respeito desse comentário do Paulo, falei pra ele que sempre que faço isso chego à conclusão de que foi a melhor coisa a fazer. Quando não encontro algum errinho, mudo a estrutura de uma frase que não ficou boa na primeira versão.
“Sugiro implementar uma revisão por alguém não envolvido na criação do conteúdo. Isso oferece uma perspectiva objetiva e aumenta a probabilidade de identificar ajustes necessários que podem ter escapado à atenção dos criadores.
Ressalto também a importância de evitar sobrecarregar os funcionários. Uma equipe equilibrada e focada em responsabilidades específicas é fundamental para garantir a qualidade do trabalho entregue” (Paulo Vitor Maia).
O acúmulo de demandas também foi apontado por João Pedro Ribeiro como fator para nos deixar mais desatentos na revisão de conteúdos.
“Eu costumo estar um tanto sobrecarregado com planejamento, roteiros e entrevistas, além das revisões e da redação. Tenho usado muito o ChatGPT para correções gramaticais e ortográficas. Acho que funciona bem! Apesar de que não substitui o olho de algum colega para apontar se algo pode ser entendido errado” (Thiago Sória da Luz da Luz).
Olha aí a Inteligência Artificial sambando como aliada na passarela dos criadores de conteúdo. Boa, Thiago!
“Sempre evitei ao máximo publicar algo sem revisão. Se isso fosse muito necessário, publicaria no dia seguinte. Com esse tempo entre escrever e revisar, a chance de encontrar meus próprios erros seria maior” (Flávia Salmázio). Sou prova disso, Flávia!
Um consolo para quem se culpa vem da Patrícia Belo: “Já me aconteceu algumas vezes e eu ficava arrasada. Hoje não mais. Entendi que não é falta de profissionalismo e sim outros fatores de momento”.
Pois é, Patrícia, essa situação é mais comum do que se imagina. Só temos que cuidar para não normalizar e encontrar alternativas para diminuir a recorrência desses fatores.
Com essa curadoria, espero que possamos extrair o máximo de lições e implementá-las para a paz de espírito de todo mundo
Foto: Christin Hume/Unsplash