Eleitor brasileiro que reside no exterior pode solicitar regularização de título cancelado via Título Net Exterior



Fora de ano eleitoral, a regularização do título pode ser realizada a qualquer momento

Beatriz Belo

O eleitor inscrito no Brasil e residente no exterior que deseja regularizar sua situação perante à Justiça Eleitoral pode fazê-lo facilmente via internet. 

Caso tenha o título cancelado, pode solicitar a regularização mediante pedido de transferência para o país em que está residindo. 

Saiba mais sobre transferência, condições e documentação necessária para realizá-la: https://www.tse.jus.br/eleitor/eleitor-no-exterior/servicos-eleitorais-no-exterior 

Já para os eleitores que têm domicílio eleitoral em países estrangeiros, inscritos na Zona Eleitoral do Exterior, basta requerer a operação de revisão (vide serviços eleitorais/Revisão de eleitor inscrito no exterior).

Tanto a transferência como a revisão podem ser iniciadas pelo Título Net Exterior, que é a ferramenta de entrada de dados no requerimento eleitoral. 

A regularização do título pode ser realizada a qualquer tempo, salvo em anos eleitorais, quando a inscrição só pode ser requerida até cento e cinquenta e um dias antes da data da eleição, pois ao término deste prazo o cadastro eleitoral será fechado.

O requerimento será analisado pela Zona Eleitoral do Exterior (ZZ), vinculada ao TRE/DF.  A Zona Eleitoral do Exterior (ZZ), atende os brasileiros que possuem domicílio eleitoral no exterior e os brasileiros residentes no exterior que pretendem se alistar ou transferir suas inscrições para outros países.

 

Endereço: SHIS Qi 13 Lt i - Lago Sul - CEP 71.635-181

E-mail: eleitor.exterior@tre-df.jus.br

Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor (segunda a sexta-feira (dias úteis), das 12 às 19 horas): 

CATE/SIC: (+55) (61) 3048-4000, (+55) (61) 99674-5453, (+55) (61) 99674-5446, (+55) (61) 99262-1743 ou (+55) (61) 99164-7161.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos