Nova edição do curso Teen Robótica oferta 40 vagas para estudantes de escolas públicas do Amapá

O curso é voltado a alunos com idade entre 12 e 17 anos e ocorrerá em laboratórios da Setec. Inscrições são gratuitas e iniciam nesta quarta, 23.


Curso ocorrerá de forma presencial no período de 5 a 30 de julho.

O Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), lança a nova edição do curso de férias Teen Robótica para o período de 5 a 30 de julho de 2021.

Com conteúdo introdutório à robótica, o curso é voltado a alunos regularmente matriculados na rede pública de ensino, com idade entre 12 e 17 anos, compreendendo os ensinos Fundamental II e Médio.

O objetivo é difundir e estimular a educação 4.0 por meio do processo de aprendizagem da robótica como ferramenta de inovação através da criação de protótipos e códigos de programação.

Nesta segunda edição, o curso disponibiliza 40 vagas e ocorrerá de forma presencial em laboratórios da Setec, adaptados às normas sanitárias e obedecendo às regras de distanciamento social.

A didática do curso busca implementar a cultura maker, que se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos. Tudo isso em um ambiente de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas.

Cada turma será composta por no máximo 5 alunos, que terão aulas semanais. Os estudantes também participarão de palestras e oficinas voltadas ao tema. 

Inscrições

As inscrições são gratuitas e ocorrerão de forma online a partir da próxima quarta-feira, 23, seguindo até o dia 30 de junho, no site www.setec.ap.gov.br. Serão ofertadas 40 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição, e mais 40 para cadastro reserva.

Todos os alunos participantes do curso receberão certificado de 20 horas na data de encerramento das aulas.

Projetos

Na última edição do curso, o estudante Paulo Seixa, 16 anos, foi o aluno destaque do curso após criar um protótipo de andador eletrônico para auxiliar deficientes visuais.

A ferramenta foi produzida a partir de materiais recicláveis. O protótipo detectava obstáculos no perímetro de 1 metro e acionava um alarme para alertar o usuário quando estava próximo de se chocar.

 

Por: Rafael Aleixo


Veja fotos





O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos