Covid-19 ou influenza: entenda a diferença e saiba onde buscar atendimento em Macapá

Para expandir a cobertura vacinal na capital, a vacina da influenza está sendo disponibilizada nos pontos de imunização contra a Covid-19.

Por se tratar de vírus, a dúvida sobre Covid-19 ou Influenza (gripe) sempre vem à cabeça, principalmente por estarmos em tempo de pandemia e enfrentando uma nova variante, a ômicron. Alguns sintomas das doenças são parecidos, como tosse, coriza, febre, dores musculares e na garganta. Mas, é possível diferenciar com dicas simples.

Os sintomas da Influenza ficam mais fortes a partir das primeiras 48h. Já com a Covid-19, as manifestações costumam se intensificar a partir do 5 º ou 6 º dia.

Ao acompanhar os sintomas, se necessário, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recomenda a procura da Unidade Covid Santa Inês para o atendimento médico e realização do teste de detecção da Covid-19. Em casos positivos, o tratamento é orientado na própria unidade, que funciona 24h, sendo referência no tratamento da doença em Macapá.

No caso da Influenza, com a manifestação dos sintomas fortes em 48h, a Semsa orienta que o paciente busque uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da capital, para atendimento médico e orientação de tratamento.

Prevenção
Os cuidados com a gripe e a Covid-19 são praticamente os mesmos. A recomendação é a utilização correta das máscaras de proteção com cobertura da boca e nariz, higienização das mãos, uso de álcool em gel e beber bastante água para hidratação. Em todos os casos, as vacinas são fundamentais no combate das doenças.

Doenças
A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, considerada grave e de elevada transmissibilidade. Já a Influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O imunizante protege contra os vírus influenza A H1N1 e H3N2, e Influenza B.

Vacina em Macapá
A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina de Influenza em vários pontos de Macapá. O imunizante atende o público a partir de 6 meses de idade. Para ter acesso, a população precisa apresentar cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o imunizante é ofertado nas UBSs Padre Raul Matte, Conceição Rosa Moita, São Pedro, Raimundo Hozanan, Pedrinhas, Leozildo Barreto Fontoura, Brasil Novo, Cidade Nova, Coração, Pacoval, Novo Horizonte, Pedro Barros Monteiro (Fazendinha), Perpétuo Socorro, Marabaixo, Congós, Marcello Cândia e Lélio Silva.

Pontos extras
Para expandir a cobertura vacinal na capital, a vacina da Influenza também está sendo disponibilizada nos pontos de imunização contra a Covid-19. Os locais são nos drive-thru da Floriano Peixoto, Zerão e Curiaú, além dos shoppings Macapá, Garden e Villa Nova. O funcionamento é de segunda a sábado, das 9h às 15h.


O que achou desta notícia?