Hemoap registra queda nas doações de sangue durante os primeiros 45 dias de 2022
A redução de 10% em comparação ao mesmo período de 2021 pode ser atribuída ao surto de síndromes gripais, aumento nos casos de Covid-19 e período chuvoso.
O Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap (SCOS) do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) registrou queda de 10% no fluxo de doadores de sangue na unidade, comparando os 45 dias iniciais de 2021 com o mesmo período em 2022.
A média de doadores diários durante os 45 dias iniciais de 2021, era de 40 pessoas. Em 2022, no mesmo período, a unidade registrou somente 36 doadores por dia.
O hemocentro atribui a diminuição nas doações a três fatores: afastamento do público por conta do surto de síndromes gripais, aumento nos casos de Covid-19 e período chuvoso, que tradicionalmente afeta o estoque de sangue da unidade.
A queda acontece em um período em que a demanda nas unidades hospitalares aumentou, segundo o SCOS. O Hemoap abastece todas as unidades hospitalares públicas e particulares do Estado do Amapá e, por isso, o ideal é que no mínimo 87 pessoas aptas compareçam diariamente ao hemocentro.
“O ato de doar sangue ajuda diversas vidas, principalmente as de quem passa por algum procedimento cirúrgico, está em processo de quimioterapia e outros tratamentos. O sangue não pode ser produzido de forma artificial, então é necessário que os voluntários nos ajudem a manter o estoque sempre cheio, independentemente do período do ano ou clima”, reforçou a chefe do serviço de captação e orientação social, Elmira Melo.
Estoque do hemocentro
Atualmente, o estoque do Hemoap está baixo para as tipagens O+, O-, A+, e A-, mas o instituto reforça a necessidade de doadores voluntários de qualquer tipo sanguíneo para fortalecer o estoque.
Durante a doação são retirados, no máximo, 450 ml de sangue. O volume é reposto pelo organismo durante o período de 72 horas após o procedimento.
O intervalo de tempo para doação de sangue é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. Homens podem doar até 4 vezes por ano e as mulheres 3 vezes. Para doar sangue é preciso pesar acima de 50 kg, ter idade entre 16 e 69 anos e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis e maiores de 70 anos só podem doar se houver histórico de assiduidade.
A pessoa só é classificada como apta ou inapta após uma triagem clínica que consiste num questionário sobre a saúde e o estilo de vida do possível doador.
Mudança nos critérios de doação de sangue para quem teve Covid-19
O período de espera para que quem teve Covid-19 possa doar sangue diminuiu de 30 para 10 dias. A contagem deve ser feita a partir da recuperação da doença, ou seja, após o último dia dos sintomas. Quem testou positivo para Covid-19 e não apresentou sintomas da doença também deve esperar 10 dias para comparecer ao Hemoap.
Quem teve contato próximo com alguém contaminado é considerado inapto para doação e deve esperar 7 dias contados após o último contato com a pessoa positivada para a doença.
Sem sinal de sintomas durante esse período de espera, o voluntário pode doar.
Cuidados pré e pós doação de sangue
Não é possível doar sangue em jejum, por isso, antes de realizar a doação, é fundamental consumir alimentos leves. A recomendação é que alimentos gordurosos sejam evitados. Após doar sangue, é indicado fazer um pequeno lanche. É recomendado evitar esforços físicos exagerados por, no mínimo, 12 horas. É indicado que a pessoa não fume por cerca de 2 horas e evite bebidas alcoólicas por até 12 horas.
Antes e depois de doar sangue, hidrate-se.
Como entrar em contato com o Hemoap
O Hemoap fica localizado na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, entre 7h30 e 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou solicitadas através de agendamento via WhatsApp: (96) 98811-0200.
Por: Karla Santos / Foto: Arquivo/ Sesa