Foto: GEA

Município de Serra do Navio

Dados gerais, Mapa Político, Bandeira e Brasão, Atração Turística


O município de Serra do Navio foi criado em 1º de maio de 1992, através da Lei nº 007/92.

A cidade foi criada inicialmente para abrigar os funcionários da Icomi – Indústria e Comércio de Minérios, que firmou contrato de exploração do manganês amapaense por 50 anos, ou seja, até 2003. Entretanto, como esgotou a reserva antes do tempo previsto, a empresa deixou o local. Enquanto a sede estava sendo administrada pela Icomi, a vila era modelo de organização e eficiência em todos os setores. Representava a rede de maior projeto privado do Estado do Amapá. Tudo funcionava satisfatoriamente, pois os moradores não precisavam sair da vila para nada. Com relação ao atendimento médico, eram efetuadas cirurgias que até hoje não se realizam na capital.

Após a instalação do Município, a sede passou a ser administrada pela Prefeitura, mas devido as dificuldades financeiras, ficou difícil manter o padrão implantado pela Icomi, pois a manutenção de uma estrutura daquele porte demandaria bastante recursos. Por mais que o prefeito se empenhe, a cidade já apresenta sinais de decréscimo.

Com a saída definitiva da ICOMI e de sua parceira norte-americana a Bethlehem Stell, a decadência da cidade tornou-se ainda mais evidente. Serra do Navio conheceu um fenômeno novo: a favelização oriunda da miséria que grassava na bela estrutura, aparentemente estável. Mas, no geral, a cidade ainda é uma atração turística. A infra-estrutura lembra uma pequena cidade do sul do país. Sua fauna é bastante rica. É o único lugar no país que possui uma espécie rara de beija-flor: o brilho de fogo ou topazzi.

Uma curiosidade que pode explicar o nome da cidade é, segundo os moradores, que o rio que passa em frente à cidade, se observado via área, possui a forma de um navio.

 

ASPECTOS GERAIS

• Localização: o município localiza-se na parte centro noroeste do Estado do Amapá.

• Área: a área do município de Serra do Navio é de 7.791,3.

• Limites: limita-se com os municípios de: Calçoene, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes e Pracuúba.

• População:Confira a população de todos os municípios clicando aqui.

• Divisão Politica: Comunidades e distritos de Agua Branca, Arrependido do Amapari, Cachaço do Amapari,

Bandeira e Brasão

Divisões Fisiográficas

A flora desse município é representada por uma densa floresta, rica em essências de alto valor econômico, porém ainda inexploradas. Apresenta um relevo ondulado e montanhoso, contendo grande potencial mineral.

• Hidrografia:o município de Serra do Navio é banhado pelos rios Cassiporé, Amapari e Araguari.

• Precipitação:as chuvas ocorrem – como acontece de modo geral em todo o Estado – nos meses de dezembro a agosto, não chegando a atingir 3.000mm. A estação das secas principia no mês de setembro e vai até meados de dezembro, quando se registram temperaturas mais altas.

 

Atração Turística

Por possuir um clima semelhante ao do sul do país, pois está situado em uma região serrana, a atração do lugar é exatamente o fato de se poder respirar um clima mais ameno e de um lugar menos conturbado que Macapá.

• Eventos Culturais: é festejada, obviamente a criação do município que se dá no mês de maio (dia 01 e em julho são realizados os festejos em louvor a Santa Ana, padroeira da cidade. A cidade organiza ainda o festival do cupuaçu e de alguns derivados como: sucos, tortas, geléias (principalmente polpa de frutas), que são deliciosos. Da semente do cupuaçu também se produz o chocolate branco.

 

Texto do historiador Edgar Rodrigues


Veja fotos

Foto: Secretaria municipal de Turismo de Serra do Navio-AP




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos