Foto: Divulgação
Exercícios físicos

Confira 6 dicas de como retomar as atividades físicas no pós-pandemia  

Atividades presenciais estão se tornando mais frequentes. Veja como retornar ao treino com segurança 

Com a pandemia de Covid-19, é natural que as pessoas tenham se tornado menos ativas, principalmente, em razão do distanciamento social, que fez com que passassem mais tempo em casa. Ainda que a pandemia não tenha acabado, mas com o avanço da vacinação no Brasil e flexibilização no uso de espaços coletivos, a rotina de atividades físicas também volta à agenda dos brasileiros. 

O hábito de praticar exercícios é extremamente importante e traz muitos benefícios para saúde do corpo e da mente, como explica o professor do curso de Educação Física Anhanguera, Alexandre Santos. “A prática regular de atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, fortalece o sistema imunológico e ajuda a manter o peso corporal adequado. Dessa forma, melhora dores, condicionamento físico, qualidade do sono, além de outros fatores”, pontua. 

Com relação ao aspecto psicológico, o especialista explica que a prática desportiva está aliada ao combate de problemas emocionais, como a ansiedade, a depressão e o estresse, por exemplo. “O exercício físico pode aumentar a sensibilidade do cérebro para os hormônios como serotonina e norepinefrina, que aliviam os sentimentos de depressão. Além disso, pode aumentar a produção de endorfina, que são conhecidas por ajudar a produzir sentimentos positivos e reduzir a percepção da dor, colaborando para a saúde mental”, completa. 

Apesar de importante, o professor alerta que a retomada de exercícios físicos não pode ser feita de qualquer maneira. Principalmente no caso de quem ficou parado por muito tempo. O professor lista alguns cuidados especiais para voltar ao ritmo com segurança: 

- O recomeço pede uma análise geral. Faça exames para saber como está sua saúde e identificar se existem condições que podem limitar os treinos.  

- Procure orientação médica para determinados treinamentos, se necessário. Testes de esforço (ergométrico ou ergoespirométrico), eletrocardiograma (ECG) e ecocardiograma são alguns dos exames que podem dizer o estado geral do corpo para se exercitar.  

- A volta exige frequência e esforços de forma gradativa para evitar lesões. Inicie com caminhadas curtas, por exemplo, e aumente o ritmo e a distância lentamente.  

- Aliar aeróbicos a exercícios de fortalecimento muscular é indicado. Procure um profissional de educação física para fazer a associação.  

- Aquecer o corpo e alongar antes de antes de começar é essencial. Repetição de exercícios aumenta a temperatura corporal e previne lesões musculares, como estiramentos.  

- Descansar é importante para o corpo, pois promove a recuperação celular e das fibras. O repouso é crucial para o organismo restabelecer as condições físicas e musculares.  

 

Safira Pinho


O que achou desta notícia?