Foto: Albenir Sousa
Gymnasiade 2022

Cerimônia marca abertura da primeira seletiva de Taekwondo, em Macapá

Essa é a primeira vez que o Amapá sedia o torneio, que reúne 539 atletas dos 26 estados e do Distrito Federal.

Foi oficialmente aberta, na noite de quinta-feira (7), a seletiva nacional dos Jogos Escolares Mundiais – Gymnasiade 2022, sediada pelo Amapá e realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar. Essa é a primeira vez que o Amapá sedia o torneio, que reúne mais de 500 atletas.

A cerimônia, que reuniu autoridades locais e representantes das delegações de cada estado, ocorreu no Ginásio Avertino Ramos, que concentra todas as disputas, em Macapá, onde foi preparada toda estrutura com serviços e medidas de segurança, saúde e assistência em internet.

A competição é dividida em duas etapas. A primeira foi a modalidade de Taekwondo feminino. Depois, será a vez dos atletas da modalidade Wrestling com a disputa marcada até o dia 11.

A seletiva vai definir os atletas que representarão o país no mês de maio, na França, na fase internacional, que é considerada os Jogos Olímpicos para esportistas em idade escolar.

“É muito significativo ver uma competição de nível técnico altíssimo acontecendo no nosso estado, isso fortalecerá ainda mais o desenvolvimento econômico e mostrará a grandiosidade que é o esporte no Amapá”, destacou Carlos Marques, que representou o governador do estado.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar, Antônio Hora Filho, a competição garantirá a nova geração de atletas olímpicos.

“Trouxemos todos os estados do Brasil para a Região Norte. A seletiva Gymnasiade está sendo impactante não só para o esporte, mas também para a economia local e o desenvolvimento da base esportiva brasileira”, pontuou Antônio Hora.

A Seletiva Gymnasiade é coordenada pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) do Amapá e pela CBDE.

 

 

Por: Lana Dantas


O que achou desta notícia?