Foto: Paulo Sanches
Competição

Amapá encerra Gymnasiade com cinco ouros e vaga carimbada para França

Seletiva de wrestling terminou nesta segunda-feira, 11. Juntando a modalidade de taekwondo, o estado sai da competição com 10 medalhas.

Chegou ao fim, na segunda-feira, 11, a Seletiva Gymnasiade no Amapá. A competição encerrou com a modalidade de wrestling (luta olímpica). Além de bom anfitrião, com toda a estrutura, segurança e atendimento de saúde, o Estado mostrou sua força na luta olímpica, conquistando 5 medalhas de ouro.

A Seletiva desta modalidade contou com mais de 200 atletas de todo o Brasil, que por dois dias brigaram por vagas na seleção brasileira escolar e, consequentemente, pela fase internacional da Gymnasiade, que acontecerá na França, no mês de maio.

As cinco medalhas de ouro foram garantidas por Leandra Figueiredo e Marcus Alencar, no domingo, 10, e Ruan Figueiredo, José Hailton e José Pureza nesta segunda, além de mais duas medalhas de bronze com Ana Beatriz e Ingridy do Nascimento.

Na seletiva de taekwondo, realizada nos dias 7 e 8 de abril, também em Macapá, os amapaense levaram para casa, três bronzes.

"Estou muito emocionada porque isso é fruto de muito trabalho preparação e confiança do Governo do Estado, da Sedel e da minha equipe. Não é fácil ser atleta e eles tiveram muitos problemas, mas mostraram aqui no Avertino Ramos a força que o Amapá tem na luta olímpica. Agora vamos festejar e depois focar novamente nos treinos porque temos condições de fazermos bonito na França", contou, emocionada, a técnica da seleção amapaense de wrestling, Marcia Costa.

O amapaense Ruan Figueiredo vai colecionando conquistas nacionais no wrestling. Após ser campeão brasileiro no mês de dezembro, em Natal, o lutador voltou a ganhar a medalha de ouro, mas dessa vez com um gosto especial por ter subido no pódio em casa.

"Ganhar uma medalha de ouro já é muito gratificante em qualquer lugar, mas conquistar esse ouro em casa é surreal, é uma emoção inexplicável. Por isso, quero agradecer o Governo do Amapá, a Sedel e a CBDE por darem essa oportunidade para nós atletas estarem competindo em um evento de nível mundial", comemorou.

Foram quatro dias de disputas intensas no Ginásio Avertino Ramos, em Macapá, reunindo mais de 500 atletas para seletivas de taekwondo e wrestling. Juntando as duas modalidades, o Amapá conquistou cinco medalhas de ouro e cinco medalhas de bronze.

Essa é a primeira vez que o Amapá recebeu o Gymnasiade, promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e pelo Governo do Amapá, que planejou e implantou toda a estrutura para a competição, atendimento e segurança dos atletas, com mais de 200 profissionais envolvidos desde a saída do aeroporto até os hotéis e o Ginásio Avertino Ramos.

Confira todos os medalhistas amapaenses na Seletiva Gymnasiade de taekwondo e wrestling:

Taekwondo

Wyctória da Silva - Bronze

Viviane Maciel - Bronze

Kamilly do Vale - Bronze

Wrestling

Leandra Figueiredo - ouro

Marcus Alencar - ouro

Ruan Figueiredo - ouro

José Hailton - ouro

José Pureza - ouro

Ana Beatriz - bronze

Ingridy do Nascimento - bronze

 

 

Por: Rafael Moreira


O que achou desta notícia?