Foto: Rogério Lameira/PMM

Dia D de vacinação contra influenza e sarampo acontece no sábado (30)

Postos estarão abertos das 8h às 18h; Imunizantes contra a Covid-19 e atualização de caderneta vacinal também estarão disponíveis.

Em Macapá, o Dia D de vacinação contra influenza e sarampo acontece no sábado (30). A ação será realizada, das 8h às 18h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, na zona norte da capital. Na ocasião, também estarão disponíveis os imunizantes contra Covid-19 e atualização da caderneta vacinal.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também antecipa a segunda etapa da vacinação da influenza, que no restante do país inicia no dia 2 de maio. Desta forma, na ação são contempladas pessoas a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, segurança pública, educação e condutores da segurança pública, além de gestantes e puérperas.

Para se vacinar é necessário apresentar um documento com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (Sus), e se tiver, a carteira de vacinação. O objetivo é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, como explica o subsecretário municipal de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira.

“Nesta ação, buscamos ampliar o número de pessoas vacinadas e combater o surgimento de doenças como a influenza, sarampo e o coronavírus. Serão mais de 22 pontos de vacinação em toda Macapá, em horário estendido, à disposição da população”, explica.

O drive-thru da Praça Floriano Peixoto, localizado na zona central, ofertará ainda as vacinas contra Covid-19 e influenza das 9h às 18h.

Confira os públicos e as vacinas disponíveis:

Gripe
Serão atendidos pessoas a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas.

Sarampo
O imunizante estará disponível para crianças de 6 meses a 5 anos de idade e profissionais de saúde.

Covid
A vacina será ofertada para crianças de 5 a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e público geral acima dos 18 anos, pessoas acima de 60 anos, profissionais de saúde, gestantes, puérperas e lactantes imunossuprimidas.

Vacinas simultâneas
As doses contra influenza e Covid-19 podem ser feitas de forma simultânea em pessoas a partir de 12 anos. Já as vacinas de gripe e sarampo, podem ser aplicadas em crianças sem necessidade de intervalo.

 

Por Maison Brito, estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde


O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos