Equipes do SESI e do SENAI Amapá participam de curso básico de primeiros socorros



Com o intuito de aprender a identificar e dar os encaminhamentos adequados em situações de emergência, um grupo de colaboradores do SESI e do SENAI Amapá participou de treinamento de primeiros socorros. A ação aconteceu em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para atender o que determina a Lei Lucas, nº 13.722/2018, que institui a obrigatoriedade de escolas capacitarem seu corpo docente e equipes de suporte em noções básicas de saúde.

No curso, ministrado em 8 horas pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU), os professores da Educação Básica e das atividades esportivas, bem como funcionários de áreas administrativas das instituições foram instruídos a identificar e agir preventivamente em situações de emergências e urgências médicas, e intervir no socorro imediato da vítima, até que seja acionado o suporte médico especializado.

De acordo com o técnico de Segurança do Trabalho do SESI e do SENAI Amapá, Elison Bandeira, a capacitação é fundamental para os profissionais que, diariamente, atuam com um grande número de pessoas. "É extremamente importante saber como prestar o primeiro atendimento aos nossos alunos em caso de acidente ou mal súbito. Daí a atenção das instituições em oferecer o treinamento em parceria com a equipe do SAMU, para que, no caso de serem acionados, estarem preparados”, ressaltou.

Lei Lucas

O texto recebe o nome de Lei Lucas, em homenagem ao garoto Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017 ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. O caso aconteceu em Campinas (SP).

O projeto determina ainda que as escolas de ensino ou recreação da rede pública e particular deverão disponibilizar kits de primeiros socorros, conforme orientação das entidades especializadas em atendimento emergencial à população. O descumprimento das exigências previstas no projeto sujeita à escola a penalidades como advertência, multa, cassação de alvará de funcionamento ou responsabilização funcional e patrimonial.


Veja fotos





O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos