Até 02 de outubro

Projeto M.U.S.A tem edital aberto para artistas de todo o País

Evento une forças para dar espaço para novos talentos

O Projeto M.U.S.A – Movimento do Universo das Artes tem inscrições abertas de 18 de abril a 18 de junho de 2022. Destinado a artistas, individual ou em grupo, de todo o Brasil, os 22 selecionados participam de uma exposição que acontece entre 27 de julho a 02 de outubro de 2022 na Galeria RG no Shopping Parque da Cidade, na Chácara Santo Antônio, em São Paulo. As inscrições devem ser feitas pelo site 

https://www.musa.art.br/.

Um dos diferenciais do projeto é a mentoria, com reuniões mensais, que os artistas vencedores ganharão com o Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e crítico de arte Oscar D’Ambrosio e o Doutor em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte no PPGAV/UFRGS Nei Vargas da Rosa. Além disso, ganham também um catálogo impresso e virtual, fotos de divulgação e suas obras poderão ser vendidas no espaço. Diversos agentes da arte foram convidados para compor o júri, como o artista visual e montador Luiz83, a artista visual Con Silva, o artista visual Rafael Matheus Moreira, a galerista Lara Brotas e o colecionador Fernando Bueno.  

O evento é promovido e dirigido pelo artista visual e empreendedor Renato Gosling, em parceria com a Árvore Cultural, sob coordenação da produtora Dirce Abreu, curadoria de Oscar D'Ambrosio e coordenação artística de Nei Vargas da Rosa e incentivado pelo Magazine Luiza.

Semana de 22
Serão selecionados 22 artistas, de todo o território nacional, número em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Os critérios de seleção estarão voltados para as maneiras como a poética de cada artista, seja em aspectos formais ou de conteúdo, lida com a temática proposta, que é revisitar o conceito de “musa”, algo que vem da Grécia Clássica e ganha, na realidade contemporânea, novas e infinitas conotações.

Sobre o Projeto M.U.S.A
Surgiu da percepção do artista e empreendedor Renato Gosling de propiciar a criadores visuais uma nova maneira de ascensão na carreira, em uma perspectiva inclusiva tanto entre aqueles que geram arte como entre aqueles que a avaliam. Contemplado pela Lei Rouanet via Magazine Luiza, o projeto conta, por isso, com um júri que apresenta diversidade étnica, de gênero e de função dentro do sistema da arte contemporânea.

"Os editais são uma maneira de dar visibilidade a novos talentos. Este projeto, nesse aspecto, busca diversidade na comissão julgadora, incluindo críticos de arte, acadêmicos, artistas, colecionadores e proprietários de galeria. Dessa maneira, é possível que os participantes do edital sejam vistos de uma maneira ampla e sob diversos ângulos", afirma o artista e empreendedor Renato Gosling.

"O projeto M.U.S.A tem essa vertente de incluir a arte no dia a dia de pessoas que não tem essa oportunidade. Tem impacto na democratização do acesso à arte", afirma o especialista em Leis de Incentivos do Magazine Luiza Fábio Costa.

Os projetos patrocinados pelo Magazine Luiza são norteados por critérios de espírito de público, de fomento cultural, de ampliação do acesso às atividades culturais entre os brasileiros e de preservação e difusão do patrimônio cultural e artístico do Brasil, de modo formar um legado perene para a arte e a cultura do país.

Sobre Renato Gosling
Artista multidisciplinar, utiliza a alteração do sentido e o lugar original das coisas, criando novas narrativas. Deflagra questões sobre nossa maneira de lidar com o que nos rodeia, através da observação da vida mundana ressignificando ícones, com a intenção de tornar o banal em eterno. Possui obra no acervo do Museu da Fotografia, em Fortaleza, Ceará. Participou das mostras "Arte Sem Fronteira", em Lausanne, na Suíça, e "Percursos" na Galeria Detalhe, em São Paulo, ambas em 2020. Participou da ExpoArteSP, via Lab Art Gallery e também da coletiva M.U.S.A – Movimento do Universo das Artes Contemporâneas, na Casa Bossa, em São Paulo, em 2019.               
Sobre Oscar D'Ambrosio
Graduação em Jornalismo pela ECA-USP (1986) e em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Letras e Educação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986), especialização em Literatura Dramática pela ECA-USP (1989), mestrado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp (2004) e doutorado (2013) e pós-doutorado (2020) no Programa de Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Curador convidado para Leitura de Portifólios na Casa Tato 3 e na Galeria Plexi, SP, 2021, ano em que realizou curadorias individuais de Sanagê Cardoso, no Museu de Arte Brasileira, em Brasília, DF, e de Ilka Lemos, Luis Gasparian e Renato Gosling, em São Paulo, SP. Curador, em 2022, da coletiva Pan Techné, no Espaço Cultural Correios, em Niterói, RJ, e da exposição itinerante Papéis da Liberdade, da Associação Brasileira de Aquarela e Arte sobre Papel, que está em Joinville até 31 de março. Jurado, em 2022, da Exposição Virtual Ceramistas do Brasil. Autor de diversos livros na área de arte naif e arte contemporânea.

Sobre Nei Vargas
Doutor em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte no PPGAV/UFRGS, graduado em História na PUC/RS. Desenvolve pesquisas em que analisa o desenvolvimento do sistema da arte em meio a processos macroestruturais, destacando a atuação de agentes e instituições surgidas nas últimas décadas no Brasil. Associado ao The International Art Market Studies Association, pelo subcomitê Mercado de Arte e Colecionismo: Portugal, Espanha e Brasil. Compõe o corpo docente do Curso de Especialização Arte e Mercado do Centro Universitário Belas Artes.

 

SERVIÇO RÁPIDO
Projeto M.U.S.A – Movimento do Universo das Artes

inscrição: 18/04-18/06/2022
site: https://www.musa.art.br/

publicação dos selecionados: 30/06/2022
abertura da exposição e início da mentoria: 27/07/2022
término da exposição: 02/10/2022

local da mostra: Galeria RG
av. das nações unidas, 14401
chácara santo antônio
são paulo - sp - 04794-000
horário funcionamento: segunda a sábado, 10h-22h
domingos e feriados, 14h-20h
tel: (11) 2158-5555
estação Morumbi - CPTM (linha 9 - Esmeralda)


O que achou desta notícia?