Foto: divulgação/Inteceleri
Educação

Macapá lança 1ª Olimpíada de Matemática para estudantes da rede municipal

Evento é inédita na rede municipal e faz parte do pacote de ações do programa Educa Macapá.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove nesta sexta-feira (6), o lançamento da 1ª Olimpíada de Matemática de Macapá. O evento marca o Dia da Matemática e será às 10h30, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria José Silva Castelo, localizada no bairro Universidade, zona sul da cidade.

O campeonato é inédito no município e faz parte do pacote de ações do programa Edutech Amazon, vinculado ao programa Educa Macapá.

“Esse é um momento muito importante para a rede pública de ensino de Macapá. As ações que estamos realizando vão ajudar no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. Não se trata de uma competição entre alunos, mas dele consigo mesmo e o aprendizado que adquiriu na matemática”, destaca o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes.

Mais de 2 mil estudantes estão inscritos na olimpíada | Foto: Divulgação/Inteceleri

Já estão inscritos na competição 2.141 estudantes de 54 escolas do município. Os jogos serão compostos por três fases, virtuais e presenciais, que se estenderão de maio a agosto deste ano, trabalhando questões de raciocínio e cálculos matemáticos para participantes do 1º ao 5º ano, de acordo com o nível de cada um. A premiação conta com medalhas, certificados e smartphones.

“É um incentivo que a prefeitura proporciona às nossas escolas, pois sabemos que as crianças aprendem mais brincando. Essa ação faz parte das estratégias do nosso programa Educa Macapá que, dentre outras coisas, visa fortalecer o ensino de português e matemática dentro das escolas municipais”, frisou o secretário.

A realização dos jogos será por meio de aplicativo específico do Matematicando, projeto implementado nas escolas, composto por livros e conteúdos digitais. Durante o anúncio, além dos livros, serão entregues na unidade de ensino óculos de realidade virtual, para ajudar os estudantes no processo de aquecimento.

Confira as fases da 1ª Olimpíada de Matemática de Macapá

Aquecimento – de 6 a 29 de maio
Período em que os professores dos estudantes inscritos nos jogos vão revisar os conteúdos em sala de aula para treinar as questões que serão abordadas durante as fases.

1ª Fase – 30 de maio a 4 de junho (híbrido)
Os estudantes farão as primeiras atividades do campeonato, por meio do aplicativo para smartphone chamado Matematicando. Essa fase será feita na modalidade on-line, com estudantes que possuem acesso à internet, e de forma impressa, com estudantes que não possuem celular ou acesso à internet.

Divulgação da lista dos classificados – 8 de junho

Treinamento – 2 a 12 de agosto
Período reservado para treinar os estudantes após as férias escolares. Professores irão realizar testes com os estudantes que se classificaram na 1ª etapa, como preparativo para a 2ª etapa da competição.

2ª Fase – 15 a 19 de agosto (híbrido)
As atividades serão realizadas pelos estudantes da mesma maneira que na fase anterior. Com um grau de dificuldade superior, cada estudante terá que subir de nível no jogo, realizando cálculos matemáticos e de raciocínio.

Divulgação da lista de classificados – 24 de agosto

3ª Fase – 30 e 31 de agosto (presencial)
Sendo a última etapa da competição, a 3ª etapa irá reunir em um só lugar todos os estudantes classificados até o momento. A final será realizada pelos estudantes com a presença de seus professores e diretores. Também estarão presentes os pais e/ou responsáveis, que acompanharão os vencedores no recebimento da premiação, que contará com smartphones, certificados e troféus.

 

Por Lázaro Gaya 


O que achou desta notícia?