Eleições 2022

Acontece nos dias 11 a 13 de maio o Teste de Confirmação para corrigir fragilidades no sistema eletrônico de votação

O evento testa a confiabilidade das urnas eletrônicas

Você sabe o que é ou já acompanhou o chamado Teste de Confirmação? Como o próprio nome diz, é um evento realizado pela Justiça Eleitoral para confirmar e fazer correções dos resultados aplicados durante um outro teste, que é o Teste Público de Segurança (TPS). É através dele que são identificadas fragilidades e apresentadas evoluções necessárias que garantam a lisura, transparência, confiabilidade e segurança do Sistema Eletrônico de Votação.

O TPS foi realizado em novembro de 2021 e ocorre, preferencialmente, no ano anterior às eleições. Depois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza um novo evento, o chamado Teste de Confirmação, que reúne especialistas em Tecnologia e Segurança da Informação de diversas organizações, instituições acadêmicas e órgãos públicos, como a Polícia Federal. 

De acordo com o Calendário Eleitoral, o Teste de Confirmação será realizado do dia 11 até 13 de maio.

“Esses testes são de extrema importância para garantir a transparência, segurança e confiabilidade das urnas e todo o processo eleitoral nas eleições de 2022. O TPS é essencial para identificar qualquer tipo de falha e aperfeiçoar os mecanismos de segurança do pleito como um todo”, destacou o Corregedor Eleitoral do TRE-AP, desembargador João Lages.

A intenção do TSE é ampliar cada vez mais a transparência do Teste Público de Segurança. Para tanto, convida a sociedade para acompanhar as atividades do evento, a fim de que possam verificar a confiabilidade e a lisura do sistema eletrônico de votação, que vigora no país há 25 anos sem qualquer comprovação de fraude.


O que achou desta notícia?