Moradoras da zona norte de Macapá podem fazer exames preventivos do câncer de colo de útero

Ações na comunidade permanecem durante todo o mes de maio, as terças e quintas.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) inicia nesta terça-feira (10), uma campanha para a realização de exames Preventivo do Câncer de Colo de Útero (PCCU) na zona norte de Macapá. A iniciativa busca atender mulheres entre 24 e 64 anos ou com vida sexual ativa. Também serão realizados serviços como consulta com clínico geral, cadastro no sistema E-SUS e palestra de educação em saúde.

Durante todo o mês de maio, os serviços serão ofertados todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, na Igreja Escudo da Fé, no Conjunto Habitacional Mestre Oscar; e na residência de uma líder comunitária do bairro Renascer. Para o atendimento, é necessário apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), RG e CPF.

A campanha faz parte do planejamento de ações do departamento Estratégia Saúde da Família (ESF) e da Coordenação de Saúde da Mulher, com o objetivo de oportunizar o cuidado com a saúde através do atendimento direcionado e em locais mais próximos à população.

“Neste ano, a Secretaria de Saúde optou por realizar a campanha em locais alternados da comunidade para obter um maior alcance da população feminina nas áreas de atuação das unidades de saúde. Novos locais serão divulgados em breve”, destaca a secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré.

Serão ofertados exames de PCCU, consulta com clínico geral e palestra | Foto: Arquivo/PMM

 

De acordo com a Semsa, para garantir um resultado preciso, a mulher deve evitar ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame. Também não podem ser usados duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do procedimento. Além disso, também é importante que a paciente não esteja no período menstrual.

Veja os locais disponíveis:

  • Residência da agente comunitária de Saúde, dona Cidalice, na Rua Oséas de Oliveira Pimentel, 307, bairro Renascer.
  • Igreja Escudo da Fé, no Conjunto Habitacional Mestre Oscar.

 

Saúde da mulher
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o câncer de colo do útero é o terceiro que mais acomete mulheres no Brasil. Um dos fatores precursores da doença é a infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), cuja transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, sendo a principal forma a via sexual com ou sem penetração. A infecção pelo HPV é muito frequente e pode ocorrer alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são detectadas no exame preventivo de PCCU.

 

Por Maison Brito , estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.


O que achou desta notícia?