Fotos: Gerson Barbosa

Comissão de Relações Exteriores da Alap confirma presença do embaixador da Costa do Marfim


Em reunião que aconteceu no último sábado, (7/05) na sede do Instituto do Câncer Joel Magalhães (IJOMA), a presidente da comissão de relações exteriores da Assembleia Legislativa, deputada Cristina Almeida (PSB) e representantes de entidades afro descentes, e da comunidade do Curiaú, se reuniram para anunciar a programação festiva que vai acontecer no dia 25, do mês em curso, iniciando com sessão solene, tendo a presença pela primeira vez de um chefe da diplomacia de um país Africano.

O Embaixador da Costa de Marfim Diamoutene Alassane Zié, enviou documento confirmando presença. O evento irá celebrar o "dia mundial da África", e vai contar com vastas atividades que tem a frente a Academia Amapaense de Batuque e do Marabaixo e a CRE/Alap. O embaixador e sua delegação permanecerão por três dias em Macapá, onde terão várias agendas para a formatação de acordos de cooperação com o estado do amapá e as comunidades quilombolas. As tratativas institucionais junto a embaixada foram conduzidas pelo representante da Assembleia Legislativa do Amapá em Brasília, Elpídio Amanajas, que esteve presente na reunião.

Para a presidente da CRE/ALAP Deputada Cristina Almeida o evento será um marco para a comunidade afrodescendente "a CRE está apoiando essa iniciativa com total apoio do presidente da Alap Deputado Kaká Barbosa, por entender que terá um impacto altamente positivo para o segmento e também estreitar relações com o governo da Costa do Marfim" disse Cristina. O país é considerado um dos mais equilibrados politicamente e também na economia, sendo o maior produtor de cacau do mundo, além de petróleo e mineração. O evento será divulgado em várias emissoras de TV católica e também na televisão "Abidjan TV" que é a maior rede de televisão daquele país africano.


O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos