Foto: Pixabay
Turismo

Festa de são João no Nordeste: 4 lugares para curtir as melhores festa do Brasil

O São João é uma festa tradicional do Nordeste que atrai pessoas de todos os estados do Brasil.

A princípio algumas cidades se alegram com os festejos juninos durante uma semana, há cidades como Campina Grande que chega até 30 dias de festejo. Para quem pretende conhecer as festas das cidades mais procuradas no Nordeste para passar o São João, logo mais vai conhecer um dos melhores destinos para curtir os festejos juninos.

Cada cidade tem o seu brilho e buscam seguir as tradições juninas com suas quadrilhas, comidas e bebidas típicas, brincadeiras, festas e muita diversão.

Nas festas de São João não pode faltar suas belas decorações com bandeiras e bandeirolas, quentão além de deliciosas receitas com milho e amendoim. O arraial de verdade, além de música e comida deliciosas, tem que ter muita brincadeira algumas delas: cadeia, quadrilha, correio elegante, pescaria e tantas outras.

Tudo isso torna a festa de São João o evento mais desejado.

Caruaru

Caruaru é conhecida como a capital do Forró. A Festa de São João de Caruaru sempre acontece a partir de 1 de junho e dura o mês todo e tem tudo que uma boa festa junina precisa ter: pau de sebo, correio do amor, casamento caipira e principalmente variedades de comida e muita bebida.

Ainda mais, você vai poder conferir, grupos de quadrilhas que se reúnem atrás de trios elétricos na Avenida Agamenon e tomam as ruas da cidade toda com suas músicas, danças e cultura. Uma legítima festa junina no nordeste.

Na Cidade também acontece o Festival das Maiores Comidas do Mundo, com chocolate quente, pamonha, cuscuz, pipoca e pé de moleque, que são feitos pela própria comunidade. Nas barraquinhas, é possível saborear comidas típicas da culinária nordestina, como canjica, cozido de milho, arroz doce e tapioca.

Campina Grande

Provavelmente é o maior São João do Mundo. A maior festa junina no Nordeste acontece nos dias 8 de junho e 8 de julho com  muitas atrações e cantores. O evento vem crescendo muito e inesperadamente atingiu uma proporção gigantesca em número de público.

De acordo com a cidade, são mais de 100 casais para a cerimônia do  casamento coletivo, e mais de 2 milhões de pessoas dançando forró, em certeza das melhores festas juninas do Nordeste.

Há também na cidade Locomotiva do Forró, o passeio de trem que leva os passageiros de Campina Grande até o distrito de Galante e segue com as apresentações ao vivo de forró em cada vagão. Semelhante a um trem do samba, porém de forró. A cidade também conta com a queima de fogos no dia de São João, sendo assim um réveillon fora de época é lindo e prestigiante.

Salvador

O São João da Bahia tem animação o mês inteiro na capital e vai se espalhando por mais de 400 cidades por todo o estado. Como manda a tradição, fogueiras enormes são montadas. Para seguir com a festa animada, tem apresentação de quadrilhas e grupos de forró e muita comida típica também.

As danças e os grupos folclóricos tomam conta das ruas na capital da Bahia no Parque de Exposições e no Pelourinho.

São Luís

Festa Junina na cidade São Luís simplesmente para e reúne todos para o festejo. Portanto, a cidade possui o período de maior duração nas festas. Sendo assim as festas tem início no sábado de aleluia e se encerram no Dia de Santo Antônio, 23 de junho.

Seguindo as tradições da cidade, durante esse período, os participante entram em cena mais de 100 grupos de Bumba-Meu-Boi, e cada um segue com sua forma individual de se apresentar ao som do Sotaque, os ritmos com instrumentos de todo tipo e que variam de acordo com a cadência.

Quanto às comidas, você encontrará arroz de cuxá (arroz branco com camarão e vinagreira), peixe frito, torta de camarão, cocadas e certamente o tradicional caruru. Por fim, uma delícia de mistura de cozinha indígena, africana e portuguesa  sendo assim variações de sabores de doces e cremes, como o bacuri, sapoti, cajá, entre outros.


O que achou desta notícia?