Foto: Rogério Lameira/PMM
Programação

Dia Municipal do Batedor de Açaí em Macapá terá doação de 80 mudas do fruto

Iniciativa busca incentivar o aumento da produção de açaí na capital.

A programação do Dia Municipal do Batedor de Açaí, que acontece a partir das 5h da terça-feira (17), contará com a doação de 80 mudas do fruto para a população presente. O evento organizado pela Prefeitura de Macapá também terá atrações culturais e exposição de biojoias.

A entrega das mudas é uma colaboração da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), através do projeto “Mais Açaí Macapá”, que promove ações para fomentar a produção do fruto na capital e nos distritos. Em abril, outras 600 mudas foram doadas a extrativistas da comunidade de Lontra da Pedreira.

De acordo com o gestor da Semag, Raimundo Costa, a iniciativa tem o objetivo de homenagear os profissionais do setor, que trabalham com um dos itens básicos da alimentação dos amapaenses.

“É muito importante nós podermos valorizar o batedor de açaí. Eles como microempreendedores, estão totalmente relacionados aos extrativistas e aos consumidores. Então, esse profissional movimenta a economia e nós também temos trabalhado para fomentar a cadeia produtiva do fruto”, afirma.

A data está regulamentada na Lei de nº 2.476, de 13 de julho de 2021, de autoria da vereadora Janete Capiberibe. Além disso, a batedeira de açaí também foi reconhecida como essencial para a economia e alimentação, através da Lei nº 2. 466, de 2 de julho de 2021, de autoria do Poder Executivo Municipal.

 

Por Joyce Batista


O que achou desta notícia?