Tribunais de Contas da Região Norte debatem enfrentamento ao desmatamento


No momento em que a sociedade comemora a Semana do Meio Ambiente e no mesmo viés registra um aumento de 48% das áreas desmatadas na Amazônia Legal, os presidentes dos Tribunais de Contas da Região Norte reuniram na quarta-feira e quinta-feira (01 e 02/06), em Manaus (AM), para debater o aprimoramento da atuação das cortes de contas e a capacidade de cumprimento dos objetivos com foco na redução do desmatamento.

O conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro, destacou a importância da reunião, sobretudo devido à missão comum de incentivo à preservação e sustentabilidade.

O presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola, disse que encontros como o sediado no TCE-AM são fundamentais para análise de realidade ambiental e desenvolvimento de estratégias. O vice-presidente executivo da Atricon, Edilson Sousa Silva, considerou o tema tratado como essencial para os direitos e a esperança de futuro para as gerações vindouras.

O presidente do TCE Amapá, conselheiro Michel Houat Harb, destacou o exemplo que o Amapá oferece aos demais Estados da região, possuindo mais de 70% de suas florestas preservadas.

O I Encontro Técnico do Grupo de Trabalho dos Tribunais da região Norte teve a participação dos conselheiros-presidentes do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, e Tocantins. Entre as temáticas discutidas estiveram a regularização ambiental e fundiária para proteção das florestas; georreferenciamento na Amazônia; mecanismos de governança e gestão; cadastro ambiental rural e grilagem de terras; regulação dos serviços ambientais; monitoramento e fiscalização das florestas; manejo florestal sustentável; tecnologias disponíveis para controle, e licenciamento ambiental.

 

Janderson Carlos Nogueira Cantanhede

O que achou desta notícia?