Exposição de animais empalhados e conservados abre programação da Semana do Meio Ambiente no Bioparque

A atividade acontece em parceria com Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA).

“Aprendi sobre a importância dos animais na preservação do meio ambiente”, diz Endrio Gustavo sobre a exposição de animais empalhados e conservados realizada no Bioparque da Amazônia em parceria com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA). A atividade, que acontece até às 17h desta sexta-feira (3), dá início a programação da Semana do Meio Ambiente.

Endrio Gustavo tem 12 anos, mora na comunidade do Ambrósio, e faz parte do projeto social ‘Era uma vez’, da Empresa Amapá Florestal e Celulose (Amcel) em parceria com o Ministério Público do Amapá (MP-AP). Ele e mais 40 crianças do projeto social realizaram a visita guiada no Bioparque e, em seguida, visitaram a exposição.

“Precisamos cuidar dos animais e das árvores, que são importantes para o meio ambiente. Também devemos ter a consciência de não prejudicar o meio ambiente, por exemplo não jogando lixo na rua”, completa o pequeno Endrio.

Endrio Gustavo aprendeu sobre as características dos animais que fazem parte da fauna amazônica | Foto: Rogério Lameira/PMM

Durante a exposição, as crianças conheceram os animais, como sapos, cobras, peixes, tatu e preguiça, e suas principais características. Além disso, foi explicado sobre doenças comuns da região amazônica transmitidas por mosquitos, como é o caso da malária, dengue e Chikungunya, e da doença de chagas propagada pelo inseto “barbeiro”.

“Por meio da exposição, conseguimos trazer um pouco da biodiversidade do Amapá para perto das pessoas e demonstramos a importância da fauna para o meio ambiente. Também explicamos as características dos animais e, com isso, demonstramos a riqueza do nosso estado”, ressalta a coordenadora geral das Coleções Científicas Fauna do Amapá, Camila Pinheiro.

Pesquisadoras explicando sobre os mamíferos de grande e pequeno porte | Foto: Rogério Lameira/PMM

O diretor-presidente do Bioparque, Ezequias Ferreira, destaca que a educação ambiental, ecoturismo e sustentabilidade são os principais pontos abordados na programação da Semana do Meio Ambiente.

“Hoje a programação é mais voltada a importância da preservação do meio ambiente. Os pesquisadores da Iepa explicaram a função de cada animal para a natureza e as crianças aprenderam e tiraram dúvidas. Os conhecimentos adquiridos podem ser repassados para pais, familiares e colegas. É uma boa maneira de trabalhar a educação ambiental”, finaliza o gestor.

O Bioparque da Amazônia está com programação também o fim de semana, sábado e domingo. Confira:

Sábado, dia 4
Gincana infantil com cabo de guerra, bandeirinha, corrida de saco, pintura facial e animador infantil, no espaço multiuso e área de convivência
Horário: 9h às 11h

Domingo, dia 5
Blitz educativa do Dia do Meio Ambiente e doação de 300 mudas de plantas, na entrada do parque
Horário: 9h às 11h

Serviço
O Bioparque da Amazônia é uma fundação pública municipal, vinculada à Prefeitura de Macapá. O espaço natural possui uma área de 107 hectares de floresta, no meio do centro urbano da capital. Localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK, o parque funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20.

Pesquisador demonstra anfíbios e suas características | Foto: Rogério Lameira/PMM

Animais causadores de doenças comuns da região amazônica | Foto: Rogério Lameira/PMM

 

Por Laiza Mangas


O que achou desta notícia?