Governo do Amapá e Receita Federal realizam Concurso de Poesia em Acróstico
Certame está na fase de análise de poesias; 18 escolas estaduais concorrem à premiação que acontece em 22 de junho.
O Governo do Amapá realiza no dia 22 de junho a cerimônia de premiação do I Concurso de Poesia em Acróstico. Com o tema voltado para “Relação Estado-Cidadão”, a programação busca contribuir com o processo de cidadania fiscal, na relação do Estado, como promotor do bem público,com o cidadão. A Receita Federal e o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais (Sindifisco) fazem parte da ação.
O público-alvo são alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II - ao todo, 18 escolas estaduais entregaram os poemas para a coordenação do Programa de Educação Fiscal- a etapa atual consiste na análise das poesias.
As melhores poesias serão escolhidas pela Comissão Julgadora e os vencedores (1º, 2º e 3º colocados) receberão como premiação aparelhos celulares, sendo destinado um dispositivo para o aluno, um para o professor orientador e um para a escola. O grupo gestor responsável pelo concurso é composto por técnicos da Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e Educação (Seed).
A coordenadora-geral do Programa de Educação Fiscal, Simei Natércia, explica que o objetivo é proporcionar uma reflexão sobre o tema a partir da vivência do cidadão na prática do seu dia a dia.
Ela destaca, ainda, que ao pagar o imposto, em cada momento que se adquire um produto ou serviço, o cidadão contribui com o financiamento de políticas públicas nas áreas da educação, saúde, saneamento, infraestrutura, dentre outras.
“O aluno tem que entender essa sistemática porque ele é cidadão do futuro e a escola é o espaço de cidadania. Se ele aprender desde cedo que tem obrigações, mas tem também direitos dentro da constituição, da lei, e dentro de tudo aquilo que o envolve na sociedade em que vive, ele poderá contribuir com o desenvolvimento do próprio estado dele”, certificou Simei.
Por: Sávio Almeida