Foto: Márcio Pinheiro

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é comemorado com passeio ciclístico

Os ciclistas percorreram 5 km das ruas da capital, levando conscientização e mobilizando a população.

Neste sábado, 11, o Governo do Amapá realizou o primeiro passeio ciclístico, para mobilizar, informar e sensibilizar a população sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil, e a necessidade de assegurar todos os direitos e garantias das crianças.

A ação é alusiva ao dia 12 de junho, mundialmente conhecido pelo Combate ao Trabalho Infantil, que esse ano teve como tema: "Proteção Social para Acabar com o Trabalho Infantil". No Amapá, a campanha é coordenada pela Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims).

De acordo com a técnica do núcleo especial da Sims, Cynara Furtado, a iniciativa tem o intuito de alertar a população sobre esse problema que atinge muitas famílias de baixa renda.

“Hoje estamos aqui pra dizer a todos que o lugar da criança é na escola, e precisamos nos unir para combater o trabalho infantil e a violação de direitos que rouba a infância e prejudica o processo de desenvolvimento e o futuro de nossas crianças”, afirmou Cynara.

O servidor público, Aylan Lobato, pratica ciclismo há 10 anos. Ele revelou que sente orgulho em sair pelas ruas e protestar por uma causa tão justa.

“Precisamos fazer a nossa parte pra erradicar o trabalho infantil, pois nossas crianças precisam de proteção e, juntos, nós podemos combater esse grande problema que aflige a sociedade”, destacou o ciclista.

Para a pequena Geovanna Valentiny, de 7 anos, participar dessa ação a deixou muito satisfeita, pois foi a primeira vez que realizou um ato de conscientização.

“Nós crianças temos o direito de ser feliz e ir à escola. Eu quero que todos possam estudar, brincar e ser amados”, disse.

O passeio ciclístico foi aberto para população, além dessa iniciativa a Sims também já realizou palestras de conscientização nas escolas e lives nas redes sociais, com o intuito de criar mecanismos para prevenir e combater o trabalho infantil, segundo as ações estratégicas do Estado.

 

 

Por: Jamylle Nogueira


O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos