Macapá sedia 1º Encontro do Mosaico da Amazônia Oriental 

Os desafios enfrentados pelas áreas protegidas são alguns dos assuntos a serem debatidos 

Povos indígenas do Parque do Tumucumaque, Rio Paru D’Este, Waiãpi, agricultores familiares da Perimetral Norte, extrativistas, organizações da sociedade civil, órgãos públicos e gestores das unidades de conservação, e participarão, no dia 14 de junho, das 9h às 18h, na Chácara Natuplay, em Macapá-AP, do I Encontro do Mosaico da Amazônia Oriental.  

A pauta prevista para o encontro inclui assuntos como a avaliação da efetividade do Mosaico da Amazônia Oriental 2021, o monitoramento da biodiversidade do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e o andamento da pesquisa de mercúrio.  

O encontro, que terá caráter informativo e de diálogo, também irá definir estratégias de ação conjunta para os próximos anos de modo a garantir que a agenda Mosaico da Amazônia Oriental continue sendo construída de forma participativa e integrada nos territórios que o compõem. 

As áreas protegidas que compõe o Mosaico da Amazônia Oriental são: Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, Floresta Nacional do Amapá, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru, Floresta Estadual do Amapá, Parque Natural Municipal do Cancão, Reserva Extrativista Beija-Flor Brilho de Fogo, Terra Indígena Wajãpi, Terra Indígena Parque do Tumucumaque e Terra Indígena Rio Paru D’Este. 

Criação - O Mosaico da Amazônia Oriental é um canal de informação e diálogo entre todos os que vivem dentro e no entorno das áreas protegidas e abrange parte do Planalto das Guianas, região reconhecida pela rica biodiversidade e diversidade sociocultural. Possui mais de 12,3 milhões de hectares e é formado por três Terras Indígenas (TI) e seis Unidades de Conservação (UC). 

 

Serviço 

1º Encontro do Mosaico da Amazônia Orienta 

Data: 14 de junho (terça-feira) 

Hora: 9h às 18h 

Local: Natuplay / Macapá-AP

Endereço: Rodovia Setentrional, 1.460 – Pacoval 

 

Por Alessandra Lameira Lima e Silva


O que achou desta notícia?