Foto: Gabriel Penha/ Fundação Marabaixo

Dia Estadual do Marabaixo 2022 terá feira de artesanato, seminários e apresentações de grupos tradicionais

Confira a programação da data que é celebrada na quinta-feira, 16, com apoio do Governo do Estado.

O Dia Estadual do Marabaixo, celebrado na quinta-feira, 16, terá feira de artesanatos, seminários, eventos em escolas e um grande encontro de grupos para homenagear a manifestação cultural amapaense.

As celebrações começam com a culminância do projeto “Cantando Marabaixo nas Escolas IV”, organizado pelo movimento Nação Marabaixeira, com apoio do Governo do Estado, por meio Fundação Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Feppir - Fundação Marabaixo) e da Secretaria de Estado de Educação (Seed).

Alunos de escolas públicas farão apresentações de ladrões de marabaixo, como ponto alto do projeto, evento que acontecerá na Escola Daniel de Carvalho, na comunidade de Santo Antônio da Pedreira, na região rural de Macapá.

Também está marcado para as 8h o seminário “A historicidade do Marabaixo no contexto escolar”. O evento é organizado pelos grupos culturais com apoio da Fundação Marabaixo e acontece no auditório do Sebrae Amapá.

Já pela parte da tarde, a programação acontece na frente da Casa do Artesão, no Complexo Beira-Rio, em Macapá, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A partir das 16h, uma feira de artesanato vai comercializar souvenires como o tema marabaixo.

Às 17h, as apresentações ficam por conta dos cinco grupos que integram o Ciclo do Marabaixo: Berço do Marabaixo (Tia Gertrudes), Raízes da Favela (Dica Congó), Marabaixo do Pavão, Raimundo Ladislau e União Folclórica da Campina Grande (UFCG). Ainda haverá apresentações de grupos convidados e também de grupos das comunidades rurais.

“O Marabaixo é a nossa mais autêntica manifestação cultural e patrimônio imaterial do Brasil desde 2018. Então, a data estadual dedicada a essa manifestação merece uma comemoração à altura, não só para celebrar, mas também para mostrar suas particularidades, seu elementos e sua beleza ao público”, assinala o presidente da Feppir-Fundação Marabaixo, Joel Nascimento Borges.

A data de 16 de junho é o Dia Estadual do Marabaixo por conta do Projeto de Lei nº 0049/10, do deputado estadual Dalto Martins.  

Programação Dia Estadual do Marabaixo 2022

6h – Alvorada festiva nos barracões dos festeiros do Ciclo do Marabaixo;

8h – Ponto alto do projeto “Cantando Marabaixo nas Escolas” 2022, escola estadual Daniel de Carvalho, comunidade de Santo Antônio da Pedreira;

8h – Seminário “A historicidade do Marabaixo no contexto escolar”, no auditório do Sebrae Amapá, com coffee break às 10h;

A partir das 16h – Em frente à Casa do Artesão: Feira de Artesanato e venda de souvenires;

17h – Apresentação de grupos de capoeira;

18h – Apresentações dos grupos do Ciclo do Marabaixo, grupos convidados e grupos das comunidades rurais.

 

Por: Gabriel Penha


O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos