Formações presenciais sobre o PDDE e suas Ações Integradas continuam pela região norte do país


As capacitações presenciais sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas Ações Integradas estão acontecendo em todos os sete estados da região norte. Com o objetivo de capacitar profissionais ligados ao recebimento dos recursos disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as formações integram as ações desenvolvidas pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da região Norte (Cecampe-Norte). As capacitações continuam durante todo o mês de junho.

Todos os sete estados do norte do Brasil recebem a formação sobre o PDDE e suas Ações Integradas, entre eles, o estado do Acre já teve capacitações na capital, Rio Branco, onde cerca de 60 cursistas participaram da capacitação com os formadores Josenir de Araújo Calixto e Adão Rogério Xavier, o evento ocorreu no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (UFAC). Já em Sena Madureira, 55 pessoas estiveram presentes na formação, que aconteceu no núcleo da Universidade Federal do Acre (UFAC), com a formadora Paola Cardoso.

Nos dias 19 e 20 de maio, também no Acre, a capacitação ocorreu no município de Acrelândia. Adão Rogério Xavier realizou a formação para 26 cursistas, no auditório do Ministério Público do município.

Nas últimas semanas, as formações também aconteceram nos estados do Tocantins e no Pará. Nos municípios tocantinenses, as capacitações ocorreram em Almas, Porto Alegre do Tocantins e em Araguanã. No Pará, a formação ocorreu em Bragança, onde cerca de 62 cursistas estiveram presentes no auditório da Universidade Federal do Pará (UFPA) do município, e em São Caetano de Odivelas, onde a formação contou com a participação de 56 cursistas.

Formações previstas – Outro estado que também está sendo contemplado pelas ações do Cecampe-Norte é Roraima. O estado possui uma ampla agenda de capacitações para o mês de junho.

No início do mês junino, em Roraima, estão previstas formações para os municípios de Uiramutã e Normandia. Nos dias 14 e 15 de junho, será a vez de Caracaraí, Iracema, Mucajaí e Pacaraima. Os municípios de Caroebe, São Luiz e São João da Baliza irão receber as formações nos dias 17 e 18. Nos dias 23 e 24, as capacitações irão ocorrer em Rorainópolis. Por fim, nos dias 28 e 29 de junho, a previsão é que a formação aconteça em Amajari.

As capacitações presenciais sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas Ações Integradas pretendem orientar profissionais que atuam na região norte, a executar e planejar contas dos recursos do PDDE e de suas Ações Integradas, em conformidade com as legislações e sinalizando melhores práticas.

Cecampe Norte – O Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte (Cecampe-Norte) atua na perspectiva do ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo diversas ações voltadas para a qualificação da execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas Ações integradas, além das políticas de Transporte Escolar (Pnate e Caminho da Escola). O Programa é coordenado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e as Universidades Federais dos estados da região Norte.


O que achou desta notícia?