Amapá abre seletiva estadual para os Jogos Escolares Brasileiros

A seletiva acontece no período de 2 a 29 de junho em Macapá com alunos-atletas de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

O Governo do Amapá abriu, neste sábado, 18, os Jogos Escolares Amapaenses 2022. Esta é a fase estadual nas modalidades coletivas e individuais, para estudantes-atletas nas faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.

A competição, que dá direito à etapa nacional, é organizada pelas secretarias de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e da Educação (Seed).

A seletiva abriu neste sábado com competições simultâneas:  sendo atletismo, na pista do Estádio Olímpico Zerão; vôlei de areia, no Centro Didatico Raimundo Adamor Picanço;judô, no Ginásio de Esportes do 34ª Batalhão de Infantaria de Selva (Bis) e, futsal, na quadra do Colégio Amapaense e Ginásio da Polícia Militar.

De acordo com o calendário oficial as disputas são de atletismo, badminton, natação, tênis de mesa, vôlei de areia, xadrez, voleibol, futsal, handebol e basquetebol.

Danilo de Oiveira, de17 anos, da escola estadual Gabriel de Almeida Café está participando pela primeira vez da competição. Seu time de futsal venceu a etapa municipal e está a um passo para ir para as finais. Para o garoto, a expectativa de vitória é intensa.

“Só tenho a agradecer por essa oportunidade. A gente joga e se diverte também”, concluiu o aluno-atleta.

A competição estudantil conta com equipes escolares de vários municípios, como Oiapoque, Laranjal do Jari, Santana, Amapá, Tartarugalzinho e Porto Grande. A expectativa é que mais de mil estudantes-atletas participem dos Jogos nas modalidades coletivas e individuais.

Os campeões da etapa estadual garantirão participação na etapa nacional que acontecerá no estado de Sergipe, em setembro. A Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) realizará as competições para atletas de 12 a 14 anos. Já o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é responsável pelo torneio de 15 a 17 anos.

Nos meses de julho, agosto e setembro, serão realizadas no Amapá, seletivas, na categoria infantil, nas modalidades de atletismo, judô, xadrez, caratê, wrestling, taekwondo, voleibol, futsal e basquetebol.

 

Por: Nathacha Dantas


O que achou desta notícia?