Fotos: Ingra Tadaiesky/Semed
Evento

Dia do Orgulho Autista é comemorado com arraial na Clínica-escola Coração Azul

Programação aconteceu na clínica-escola Coração Azul, em alusão ao Dia Mundial do Orgulho Autista.

Neste sábado (18), cerca de 40 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) puderam participar de uma programação especial promovida pela Prefeitura de Macapá, na Clínica-escola Coração Azul. O “Arraiá do Orgulho Autista” contou com atividades recreativas e orientações com profissionais do centro.,

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, e a primeira-dama, Rayssa Furlan acompanharam toda a programação. “Estamos comprometidos em melhorar a qualidade de aprendizado de todas as crianças de Macapá, sem fazer distinções. A Coração Azul é apenas a primeira unidade de várias que virão”, ressaltou o prefeito, na ocasião.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, durante programação na clínica-escola Coração Azul | Foto: Ingra Tadaiesky/Semed

 

Comidas típicas e muitas brincadeiras embalaram toda a festa. As crianças participaram de atividades motoras, odontológicas e musicais, coordenadas pela equipe multiprofissional da clínica.

De acordo com a mãe do estudante Zayan Douglas, Letícia Pontes, este ano a comunidade autista de Macapá tem muito o que celebrar. Com a inauguração da clínica-escola, em maio, as crianças podem contar pela primeira vez com um atendimento adequado.

“Estou muito confiante com o desenvolvimento do meu filho, agora que ele frequenta a clínica-escola. É meu primeiro filho autista e ainda estou descobrindo muitas coisas, mas sei que, com esse espaço, terei muita ajuda”, comenta a mãe.

Zyan Douglas e sua mãe, Letícia Pontes | Fotos: Ingra Tadaiesky/Semed

 

Incluir a população autista em todas as etapas escolares faz parte dos esforços contínuos da Prefeitura de Macapá, como ressalta o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes.

“A clínica-escola Coração Azul é uma força tarefa que proporciona todos os atendimentos que a criança com TEA precisa. Essa manhã de brincadeiras exemplifica nosso compromisso com a inclusão e bem estar das crianças”, afirma o secretário.

Secretário Municipal de Educação, Rodrigo Gomes | Foto: Ingra Tadaiesky/Semed

 

O Dia Mundial do Orgulho Autista é celebrado todo 18 de junho e marca a comemoração da identidade neurodivergente e conscientiza para que a sociedade não coloque esse público à margem.

A clínica-escola Coração Azul é o primeiro centro educacional e ambulatorial especializado em crianças autistas da capital. O espaço fica localizado na Av. Procópio Rola, nº 1176, bairro Central.

Confira como foi o “Arraiá do Orgulho Autista”:

 

Por Léo Nilo, Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação


O que achou desta notícia?