Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

Tomar vitaminas pode ajudar a sua imunidade?

Neste episódio a Dra. Paula Guidi, dá mais detalhes sobre o assunto

Você sabe se, tomando pílulas ou comprimidos com Vitamina C, Vitamina D, Vitamina K ou mesmo Zinco, isso pode realmente te ajudar a não ficar doente? Neste episódio a Dra. Paula Guidi, dá mais detalhes sobre o assunto.

Vitamina C

A vitamina C ou ácido ascórbico é um nutriente antioxidante e tem papel importante na formação de células de defesa e anticorpos.

Qual a relação então da vitamina C e imunidade? Sabemos que em casos de deficiência de vitamina C o sistema imune pode sim ficar prejudicado. A Vitamina C pode ser encontrada em abundância nas frutas cítricas, mamão, caju, salsa e repolho dentre outros de tal maneira que é muito fácil atingir a meta de consumo diária por meio de uma alimentação saudável. Não é à toa que é muito raro encontrarmos pessoas com deficiência de vitamina C!

Dito isso vale esclarecer uma outra dúvida é: vale a pena suplementar vitamina C ou seja, se você tomar mais vitamina C por comprimidos ou polivitamínicos melhora o sistema imune? Você fica mais protegido?

Alguns trabalhos mostram que a suplementação de 1g de vitamina C ao dia pode levar a redução do tempo de duração de resfriados e gripes, mas ela não foi capaz de reduzir a chance de contrair essas infecções. Por isso seu uso não é recomendado de rotina.

Com relação especificamente ao COVID-19, há algumas evidências que a vitamina C pode ajudar o tratamento de suporte durante a infecção, embora sejam necessários estudos mais longos. Novamente, o uso da vitamina C não foi associado a redução da chance de infecção.  

Vitamina D 

A vitamina D tem papel fundamental na manutenção da saúde dos ossos, dentes e massa muscular. Mais recentemente descobrimos que existe relação entre a vitamina D e o sistema imunológico. Células de defesa como linfócitos e macrófagos, tem receptores de vitamina D na sua membrana.  

Vitamina D e COVID 19: alguns estudos mostram que a hipovitaminose D está associada a maior gravidade nos casos de infecção pelo COVID 19. Outros apontam no sentido de que pacientes com deficiência de vitamina D teriam maior risco de contrair a doença.  Apesar desses dados precisarem ser avaliados mais a longo prazo em estudos maiores, existe sim a recomendação para que todas as pessoas, inclusive crianças, mantenham níveis normais dessa vitamina. 

Diferentemente da vitamina C, a vitamina D não tem sua principal fonte na alimentação. 90% da síntese dessa vitamina se dá através da exposição solar.

A dúvida que quero esclarecer é: Suplementar Vitamina D melhora seu sistema imunológico?

Não! níveis elevados de vitamina D não trazem benefício para o corpo. Sua reposição deve ser realizada com acompanhamento do médico ou nutricionista. 

Vitamina K 

A vitamina K faz parte do processo e coagulação sanguínea e atua na saúde óssea. 

É encontrada em principalmente em folhas verdes como couve espinafre e rúcula, outras fintes são leite, carne, ovos, e óleos como canola de soja 

Muito especulou-se sobre a relação de COVID e vitamina K, pincipalmente após a descoberta de que a infecção por esse vírus, está associada a eventos trombóticos. 

Até o momento não existe evidência nenhuma de que a suplementação de vitamina K possa diminuir a chance de infecção ou melhorar a evolução de pacientes já infectados pelo COVID 

Zinco  

Zinco não é uma vitamina e sim, um oligoelemento. Oligoelementos são minerais presentes em pequenas quantidades no organismo que atuma em diversas reações essenciais. O zinco é determinante para manutenção da função imune inata e adaptativa. 

Nos países desenvolvidos, a deficiência de zinco ocorre com maior frequência em idosos, veganos/vegetarianos e em portadores de doenças crônicas, como doença inflamatória intestinal e cirrose. Mariscos, ostras, carnes vermelhas, fígado, miúdos e ovos são consideradas as melhores fontes de zinco.

Apesar de sabermos que existe ralação entre zinco e sistema imune, até o momento a sua reposição não é recomendada como maneira de prevenção ou tratamento de viroses, incluindo o COVID. Pessoas com diarreia, devem receber uma atenção especial quanto a necessidade reposição de zinco. 

Para saber mais detalhes sobre o assunto, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda. 



Fonte: Brasil 61


O que achou desta notícia?