Rede municipal abrange 99 unidades de ensino, entre creches e escolas | Foto: Lázaro Gaya/PMM

Alunos retornam às aulas em Macapá para 2º semestre letivo

Neste semestre, os estudantes também participarão de um inovador plano de recomposição de aprendizagem

Nesta segunda-feira, 1° de agosto, mais de 34 mil estudantes da rede municipal de ensino retornam às aulas para o segundo semestre letivo de 2022. A novidade é o projeto de recomposição do aprendizado para os estudantes do ensino fundamental. São 99 unidades, entre creches e escolas.

Todos os protocolos de biossegurança foram reforçados com dispensadores de álcool, tapetes sanitizantes, totens e diversos outros equipamentos. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) monitora os casos de síndromes gripais e, desde 2021, retorna gradualmente à modalidade de aulas presenciais, sem aumento no número de casos registrados.

Prefeitura de Macapá fornece dispensadores de álcool, tapetes sanitizantes e diversos outros equipamentos | Foto: Léo Nilo/PMM

O planejamento para o segundo semestre inclui a continuidade dos diversos programas e projetos pedagógicos da rede municipal, como as etapas finais da 1ª Olimpíada de Matemática e a realização da 2ª Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação de Macapá (FectiMac).

Recomposição de aprendizagem
A Prefeitura de Macapá vai implementar em 68 escolas de ensino fundamental um pacote de ações inovadoras para recompor o aprendizado dos estudantes. O objetivo é preencher as lacunas deixadas pelo período de ensino remoto, identificadas na primeira avaliação diagnóstica realizada na rede municipal.

A metodologia será aplicada em aulas especiais que serão realizadas três vezes na semana. A organização dos estudantes nas salas de aula levará em consideração o nível de alfabetização de cada um. Deste modo, os professores conseguirão trabalhar o processo educacional de maneira uniforme em cada turma.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.

 

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação


O que achou desta notícia?