Amigas fazem homenagem ao sol durante bloco ´A Banda´, em Macapá

Foliões foram às ruas de Macapá neste domingo (31) para curtirem o último dia de programação do Macapá Verão.

A professora de dança, Mary Silva, e as amigas resolveram homenagear o sol, o principal astro do mês de julho durante o desfile do bloco A Banda, neste domingo (31), no encerramento do Macapá Verão 2022. A criatividade do grupo chamou a atenção de quem participou da folia.

“Todo ano a gente pensa em algum tema e, como esse ano A Banda está encerrando o Macapá Verão, resolvermos vir de sol porque é o astro rei que faltava pra deixar o bloco ainda melhor”, contou Mary, que brincou com outras oito amigas.

FOTOS: Durval Lellys e Timbalada agitam foliões do bloco A Banda na despedida do Macapá Verão 2022

Depois de dois anos sem o tradicional bloco carnavalesco “A Banda” sair pelas ruas de Macapá, os foliões formaram o verdadeiro “mar de gente” para compor a edição que marcou o encerramento do Macapá Verão 2022. Foi um mês repleto de programações turísticas, esportivas, culturais e de empreendedorismo, que celebraram a estação mais quente do ano.

“Encerramos o Macapá Verão com chave de ouro, priorizando a nossa cultura com o maior bloco de sujos da região norte, que é ‘A Banda’. O Macapá Verão foi um sucesso e já estamos pensando no ano que vem”, disse o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

Pessoas foram às ruas de Macapá neste domingo (31) | Foto: Leandro Lennon/PMM

 

A expectativa para a chegada do dia do bloco foi tanta que mais um grupo de amigas quis participar em grande estilo. As fantasias de colegiais foram feitas por elas, e levaram quase um mês para ficarem prontas.

“Desde que a Prefeitura anunciou que teria a banda, a gente começou a planejar a fantasia. Deu tudo certo e estamos aqui para curtir muito”, comenta uma das integrantes do grupo, Keila Barbosa.

Para que os foliões curtissem a banda com tranquilidade, a Prefeitura de Macapá e o Governo do Estado organizaram um esquema de segurança pública que disponibilizou 960 multiprofissionais, 53 viaturas, cinco ambulâncias, um helicóptero do Grupo Tático Aéreo e monitoramento em tempo real por meio de drones.

Meninas confeccionaram a própria fantasia de colegiais para A Banda | Foto: Narah Pollyne/PMM

 

A Companhia de Trânsito de Macapá (CTmac) e Guarda Civil Municipal (GCMM) trabalharam na organização do trânsito para conter o do fluxo de veículos com sinalização e interdição das vias, além de policiamento em pontos de maior concentração.

A professora Gilda Costa conta que ela e a família sem juntos no bloco há seis anos, sempre com temas diferentes de fantasias. Esse ano eles vieram como a “Galera do Leite de Onça”. Para a servidora pública, com os devidos cuidados, é possível se divertir e trazer as crianças.

“Quando temos criança, nossa atenção é redobrada e não bebemos bebidas com álcool. Elas gostam muito de vir ver os bonecos e se divertem bastante”, contou.

‘Galera do leite da onça’ foi o tema escolhido pela família | Foto: Leandro Lennon/PMM

 

Durante A Banda também teve muita gente trabalhando. Pessoas que aproveitaram o movimento para vender seus produtos, como foi o caso do empreendedor, Rosivaldo Barbosa. Ele e a esposa comercializaram água e refrigerante em todos os dias de programação do Macapá Verão.

“A gente aproveitou a programação para tirar uma renda extra. Durante todos os dias, a gente trabalhou e as vendas foram muito boas e hoje não tá diferente”, complementou Barbosa.

Casal aproveitou o Macapá Verão para ter uma renda extra | Foto: Leandro Lennon/PMM

 

Atrações
Além da banda local ‘Saca rolha’, a programação contou com duas atrações nacionais reconhecidas em um dos melhores carnavais do Brasil. O grupo Timbalada puxou o trio na avenida Feliciano Coelho e embalou os brincantes com hits ‘Beija-flor’, ‘Água mineral’ e ‘Mimar você’, que consagram a trajetória do grupo. A atração foi contratada pela Associação de Brincantes e Simpatizantes do Bloco de Sujos – A Banda.

Banda Timbalada e Durval Lelys foram as atrações do bloco A Banda | Foto: Leandro Lennon/PMM

 

O cantor Durval Lélys fez seu show em um ponto fixo na esquina entre as vias Leopoldo Machado e Hamilton Silva, no bairro do Trem. O artista cantou sucessos como ‘Dança da Tartaruga’, ‘Bota pra ferver’, ‘Pra lá de Bagdá’ e ‘Dança do Vampiro’, que perduram pelos seus 20 anos de carreira. Com outras atrações, o bloco continuou seu percurso tradicional.

“Durante todo mês trabalhamos para proporcionar aos macapaenses o melhor Macapá Verão de todos os tempos com muita diversão e fomentando setores importantes da nossa economia. E fechamos a programação com as atrações nacionais colocando o povo para dançar”, finalizou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Olavo Almeida.

Fantasias
As fantasias são, sem dúvidas, uma diversão à parte, seja pela irreverência ou pela criatividade dos foliões. Veja alguns dos melhores momentos da banda.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Comunicação Social


O que achou desta notícia?