Educação e gestão pública é tema da série ´Debates para o Brasil do futuro´, do IDESF


O segundo entrevistado da série “Debates para o Brasil do futuro” é Henrique Sartori de Almeida Prado, Cientista político, Professor e Ex-Secretário executivo do MEC e Ex-Secretário Nacional de regulação e supervisão da educação superior do MEC.

Henrique inicia a entrevista com reflexões sobre a educação superior no Brasil. “Se olharmos os últimos censos, temos que fazer algumas análises. A educação superior pública depende de altos investimentos e parte do nosso esforço como cidadãos financia o sistema público. Por outro lado, na esfera privada, temos um ambiente que cresceu muito, mas não temos mais aquele financiamento público que nós tínhamos. Então, as políticas de acesso e permanência estão mais restritivas e a educação superior encontra dificuldades em termos de novos ingressantes”. Nos demais trechos da entrevista, Henrique destaca questões como as novas metodologias, a personalização do ensino e a customização de experiências, além da educação nas áreas de fronteira.

A entrevista, com pouco mais de 20 minutos, está disponível no canal do Youtube do IDESF: www.youtube.com/idesf-instituto

Próximos temas e entrevistados

“Hidrovia Paraguai-Paraná”
Entrevistado: José Renato Ribas Fialho, Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários da Antaq e Diretor Superintendente Substituto da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

“Agricultura, sustentabilidade e segurança alimentar: cenários e desafios para o Brasil”
Entrevistado: Fernando Mendes Lamas, Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste no Mato Grosso do Sul.


O que achou desta notícia?