Foto: Canva

5 erros que podem boicotar sua evolução na academia

Falta de foco e de consultoria de profissionais de saúde atrapalham o progresso no estilo de vida saudável; educador físico lista dicas

Ter disciplina, rotina e planejamento são fatores essenciais para quem busca um objetivo com a prática de exercícios físicos - seja estético ou para a melhora da saúde em geral. Mas também são grandes desafios para muitas pessoas, e é por isso que os resultados podem demorar para aparecer.

De acordo com o IBGE, a falta de interesse - e principalmente de tempo - são apontados como os principais motivos para a não realização de atividades físicas no Brasil. Mas com foco e planejamento - e principalmente orientação adequada de profissionais preparados-, alcançar um objetivo - seja emagrecer, ganhar massa muscular ou até diminuir o estresse - pode ser mais fácil do que se imagina.

José Corbini, educador físico e sócio do app de Saúde Personal Virtual, explica que existem muitos fatores cotidianos que podem ser obstáculos para a execução de treinos: “Questões emocionais, doenças e lesões, o clima e datas comemorativas acabam causando impedimentos. Além disso, qualquer situação pode se transformar em uma desculpa para não se exercitar”, avalia o profissional.

É difícil driblar as dificuldades do dia a dia, mas não é impossível. O segredo, segundo Corbini, é transformar exercícios em algo que faça parte da rotina. “O começo é mais difícil e cansativo, pois normalizar algo que anteriormente era ‘anormal’, demanda trabalho. Entretanto, quando a prática é inserida no dia-a-dia, torna-se um hábito e, ao ver os resultados e benefícios, a pessoa tende a manter a rotina saudável”, explica.

É importante lembrar que não é só ir para a academia que os resultados aparecerão “do nada”, o processo é a médio ou longo prazo. “Temos que ser realistas quando planejamos algo, pois assim não criamos expectativas exageradas. Uma boa dica para organizar a rotina é marcar atividades físicas em dias e horários nos quais dificilmente encontrará imprevistos; Estipular pequenas metas, em curtos períodos, é uma boa estratégia pois funciona como incentivo”, ensina o profissional.

Corbini acredita que não há uma “fórmula mágica” capaz de fazer as pessoas atingirem seus objetivos nos treinos. Entretanto, ele observou durante sua trajetória os maiores erros entre seus alunos que bloqueiam o progresso na academia:

1- Alimentação errada e sem orientação

Em primeiro lugar, alimentação saudável não significa restrição total. “Muita gente acredita que, para obter um bom resultado, é preciso cortar totalmente diversos alimentos que gostam. Mas não existem regras, já que o ideal varia muito de aluno para aluno, e para alguns até um chocolate pode fazer parte do seu plano alimentar”, afirma.

Por isso, o acompanhamento nutricional é indispensável. “Na maioria dos casos observo as pessoas se limitando a ingerir algo que desejam no momento. Isso pode ser um equívoco, pois o importante é ter controle e equilíbrio, não passar vontade. A dieta excessivamente restritiva é perigosa e pode prejudicar o treino e até a saúde”, explica o orientador.

Com um bom treino e um plano alimentar ajustado, os resultados certamente aparecerão, mas lembre-se que isso não acontece “do dia para a noite”.

2- Uso impróprio de equipamentos e treinos inadequados

Segundo Corbini, é comum o manuseio equivocado de equipamentos ou movimentos errados, que podem lesionar os músculos e outras partes do corpo. “É importante que haja um acompanhamento com um profissional para que problemas futuros sejam evitados. Frequentemente encontramos pessoas que vão até o limite, com a esperança de um melhor resultado, mas isso é arriscado e pode gerar problemas crônicos e até mesmo irreversíveis", alerta Corbini. Vale ressaltar que é importante fazer o movimento corretamente, para depois aumentar a carga.

3- Não aderir à rotina saudável

Como dito anteriormente, há muitos fatores que desmotivam as pessoas a treinar. Entretanto, a persistência para dar continuidade à rotina, ainda mais no começo, é muito importante. “Sempre haverá desculpas para não treinar, especialmente em momentos conturbados. Claro que há cenários em que não existe a menor possibilidade de fazer exercício físico, mas não se deve criar desculpas para ‘fugir’ da academia”, diz o personal.

Ele completa ao explicar que exercícios físicos podem ser feitos de formas variadas: "Às vezes há um treino montado mas o aluno, naquele dia, sente vontade de correr e só isso. Tudo bem. É importante atender seus desejos e respeitar suas vontades. O essencial é não deixar de se movimentar”, conclui.

4- Descuidado com a saúde mental

Muitas pessoas não cultivam os devidos cuidados com a saúde mental como deveriam. Isso porque ainda há muito preconceito em relação aos transtornos mentais na sociedade - mas ignorá-los não significa curá-los.

“Para que haja um bom retorno na performance física, o mental precisa estar em dia, pois o corpo depende da mente”, diz ele. Desse modo, o acompanhamento com um profissional de saúde mental não pode ser deixado de lado, já que para a evolução na forma física, o cérebro também precisa estar saudável.

5- Expectativas altas (até demais)

É importante manter as expectativas e visar um objetivo, mas quando isso é em excesso, o indivíduo pode ficar frustrado e, assim, desistir da jornada no mundo saudável. Paciência é uma virtude que necessita ser explorada nesse cenário, pois os resultados são como “passinhos de formiga”.

“Já vi muita gente desistindo dos treinos por frustração. Uma meta é importante, mas tão importante quanto é saber que, para chegar lá, exige muito empenho e dedicação. Não é de um dia para o outro que tudo vai mudar, por isso, sempre recomendo aos alunos controlar a ansiedade e curtir mais a jornada”, finaliza ele.

Sobre o Personal Virtual: É um aplicativo completo e integrativo pensado por José Corbini e João Augusto. Nele, além de treinos específicos elaborados pelos Personais para cada indivíduo e objetivo, há em conjunto à disposição do Serviços de Nutricionista e Consultoria Psicológica. O atendimento é 100% online 24 horas por dia. Deste modo, cada pessoa tem a possibilidade de adaptar sua vida saudável conforme sua flexibilidade.


O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos