Animais silvestres do Bioparque recebem atendimentos clínicos do Hospital Veterinário
Unidade de saúde fará um monitoramento quinzenal dos moradores do parque.
Os animais silvestres do plantel do Bioparque da Amazônia ganharam ainda mais atenção com a inauguração do primeiro Hospital Veterinário público de Macapá. Iniciou nessa semana, a avaliação dos moradores do parque com a equipe de multiprofissionais da unidade de saúde.
Cerca de 25% dos atendimentos clínicos do hospital veterinário serão voltados para os animais silvestres que residem no Bioparque, assistidos na próprio espaço.
De acordo com o diretor e responsável técnico pelo hospital, Bruno Barros, a unidade fará um monitoramento quinzenal dos animais para trabalhar gradativamente com as diferentes espécies.
‘’O planejamento conta com exames laboratoriais e clínicos, pela equipe de veterinários, além de toda a tecnologia de análise que o hospital dispõe, tanto laboratorial, quanto de imagem. Alguns exames serão enviados para empresas terceirizadas fora de Macapá, para complementação de diagnóstico’’, explica.
A partir deste inventário clínico, o hospital veterinário irá propor medidas para diminuir, e até mesmo tratar, as possíveis doenças e patologias pré existentes, que possam vir a acometer estes animais. Desta forma, planejar o melhor tratamento.
‘’Este monitoramento é necessário para avaliarmos o grau de aparecimento de doenças desses animais. Com certeza melhorará a condição de vida, visto que, após essas análises, teremos um manejo sanitário para cada espécie, respeitando suas características biológicas e o habitat que vivem’’, destaca Barros.
Diretor do hospital veterinário, Bruno Barros, ao lado do biólogo Breno Nery | Fotos: Adevaldo Cunha/PMM
Avaliação de saúde
A assistência em saúde da semana foi direcionada às três antas que habitam o parque, conhecidas carinhosamente como Anastácia, Alfredinho e Bio. Os animais são os maiores mamíferos silvestres da América do Sul.
Os mamíferos herbívoros passaram por coleta de hemograma e bioquímica. A primeira avaliação ocorrerá no hospital veterinário, posteriormente, o material será encaminhado para laboratórios especializados em análise.
O objetivo é proporcionar segurança e qualidade de vida aos moradores do Bioparque, que já recebem uma atenção diferenciada da equipe técnica da unidade, destaca o biólogo responsável pelo espaço, Geraldo Biondi Filho.
‘’A maioria dos animais que estão estabelecidos nos logradouros são de fauna permanente, pois não possuem condições de ressocialização ao seu habitat natural. Diariamente eles recebem cuidados dos guardas-parques, no suporte a alimentação e manutenção dos seus espaços. Por isso, a assistência do hospital veterinário é importante, pois eles terão uma avaliação de saúde mais completa’’, detalha.
Hospital Veterinário
O primeiro Hospital Veterinário público de Macapá foi inaugurado em 5 de agosto, pelo prefeito Dr. Furlan. Localizado ao lado do Bioparque da Amazônia, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, para atendimentos agendados e de urgência oferta consultas, cirurgias e exames laboratoriais e de imagem.
Antas recebem cuidados diários no Bioparque da Amazônia | Fotos: Adevaldo Cunha/PMM
Por Aline Paiva