PRF sedia abertura da Semana Nacional do Trânsito no estado do Amapá

Órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, juntos, abriram a semana

Na manhã de hoje, a Polícia Rodoviária Federal no Amapá sediou a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito 2022, com a presença dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. 

Participaram do evento a Polícia Militar do Estado do Amapá, com seus batalhões especializados em trânsito - BPTRAN, BPRE e Equipe Lei Seca -, o Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN), o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (DETRAN), o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), a Polícia Técnica-Científica do Amapá (POLITEC), a Guarda Civil Municipal de Macapá, a Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMAC), a Superintendência de Transporte e Trânsito de Santana (STTRANS), o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte de Oiapoque (IMTRANS), a Coordenação de Trânsito do Município de Laranjal do Jari e a Polícia Civil, com a Delegacia Especializada de Trânsito.

A Semana Nacional do Trânsito foi instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em seu artigo 326, que prevê entre os dias 18 e 25 de setembro a realização anual deste período, que tem por objetivo maior a conscientização da sociedade na busca por um trânsito mais seguro.

Durante o evento, foram exibidos vídeos com o tema nacional da SNT 2022 “Juntos Salvamos Vidas” e com a temática enfatizada pela PRF neste ano: fatores emocionais relacionados aos acidentes de trânsito. Além disso, o representante do Grupo de Ciclistas Organizados também fez o uso da palavra, falando sobre os desafios dos ciclistas no ambiente urbano quanto à segurança viária.

Na celebração, a Comandante da PMAP, Coronel Heliane Braga De Almeida e o Diretor-Presidente da CTMAC, Andrey Dias Do Rêgo, assinaram a homologação do Acordo de Cooperação Técnica do Sistema e-DAT (Declaração de Acidente de Trânsito), disponibilizado pela PRF e assinado também pelo Superintendente da PRF-AP, Aldo Balieiro. O sistema e-DAT possibilita ao usuário das vias de trânsito da circunscrição da PMAP e da CTMAC a realizarem virtualmente o registro de acidentes de trânsito sem vítimas. A tecnologia otimiza o trabalho das instituições e facilita a vida do cidadão.

Viaturas, veículos históricos e equipamentos operacionais fizeram parte da exposição dos trabalhos de segurança viária realizados pelas instituições. Confira algumas fotos.

 

 

 

Fonte: PR


O que achou desta notícia?