Amapá vai implantar ouvidoria de saúde em todas as unidades do Estado

Processo de descentralização é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde.

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) se expandirá para todas unidades de saúde da rede pública estadual. Para realizar esta descentralização, servidores da Ouvidoria Central iniciaram uma capacitação com colaboradores das unidades de saúde, nesta terça-feira, 20.

O ouvidor geral, Nahon Galeno, explicou a importância dessa ação para facilitar a resolução de problemas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Vamos ter nossos ouvidores mais próximos das pessoas e com um acesso mais simples, sem elas precisarem se deslocar até a Sesa”, afirmou o ouvidor.

O setor é responsável por assegurar aos cidadãos o acesso às informações sobre o direito à saúde e acionar os órgãos e setores competentes para a solução de problemas identificados.

Atendimentos encaminhados por cidadãos que foram atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS) são recebidos, podendo haver manifestações sobre assistência à saúde, assistência farmacêutica e gestão.

“Santana foi um dos primeiros municípios que passou a ter este setor dentro do hospital, então através da mediação entre o gestor e o usuário, conseguimos resolver várias questões rapidamente lá dentro”, destacou a ouvidora de Santana, Márcia Martins.

Por: Lucas Mota

 


O que achou desta notícia?