Justiça do Amapá figura entre sete finalistas da 3ª edição do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial


O Tribunal de Justiça do Amapá, por meio do Projeto Fórum Digital – inscrito na categoria Projetos e subcategoria Inovação na Gestão – já é um dos sete finalistas da 3ª edição do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial. A premiação tem como objetivo reconhecer e incentivar as iniciativas inovadoras de tecnologia e gestão de Instituições do Ecossistema de Justiça, além de repercutir boas práticas que aprimorem a prestação jurisdicional.

Quem figura entre os finalistas já faz jus a uma premiação preliminar, sendo os vencedores do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial - Edição 2022 conhecidos no dia 25 de outubro de 2022, durante o Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito (Expojud) – que segue de 25 a 27 de outubro. O TJAP contará com stand no evento, no qual iniciativas como a Unidade Judicial Digital e o Programa Parceiro Digital serão apresentadas aos visitantes.

Segundo o magistrado Nilton Bianquini Filho, juiz auxiliar da Presidência do TJAP, o projeto inscrito é uma das iniciativas que integram o Programa Justiça 4.0 e foi criado por meio da Resolução nº 1515/2022-TJAP.

“O Balcão Virtual se resume a uma plataforma de atendimento por vídeo, atendendo ao que preconiza a Resolução 372 do CNJ”, observou. “A Unidade Judicial Digital vai além e reproduz toda a estrutura de uma unidade judicial no ambiente virtual, com o balcão de atendimento, secretaria, gabinete do juiz, sala dos assessores jurídicos, sala de audiências e uma sala de espera, bem como quantas forem necessárias de acordo com a organização planejada naquela unidade”, detalhou o magistrado.

O juiz Bianquini ressalta que um fator que diferencia ainda mais é que o fórum físico ainda existe. “O espaço passa a ser compartilhado, um coworking no qual os juízes e servidores terão o espaço físico necessário, caso queiram ou precisem ir trabalhar nas dependências do Tribunal, além de salas de audiências e pontos de acesso digital”, explicou.

“Também haverá outros pontos de acesso espalhados na cidade para o cidadão em geral”, acrescentou.

Sobre o Prêmio

O Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial tem como objetivo reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores nos setores tecnológicos, de gestão e de novas metodologias no âmbito do Ecossistema de Justiça, assim como as soluções criadas com impacto social.

A iniciativa também busca promover e reconhecer líderes que se destacam pelo perfil empreendedor em suas instituições, assim como os executivos de TI e de inovação, a fim de enfatizar e repercutir as iniciativas relacionadas à melhoria dos serviços prestados em benefício da sociedade.

Os finalistas estão divididos em sete categorias: quatro categorias de projetos (com sete finalistas em cada); e três categorias de pessoas, divididas em oito subcategorias (com três finalistas em cada). Os projetos são examinados por membros da Fundação Instituto de Administração (FIA Business School) e a comissão julgadora será composta por membros de reconhecida expressão intelectual e experiência, a serem indicados pelas instituições de renome e alta reputação.

A cerimônia de entrega do prêmio será presencial, em Brasília (Distrito Federal), no Hotel Royal Tulip, mas contará com transmissão ao vivo no canal do YouTube do Judiciário Exponencial (https://www.youtube.com/channel/UC-oXEDsD5dGy5n54RFAgUOQ).

Assessoria de Comunicação Social
Texto: Aloísio Menescal
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Instagram: @tjap_oficial  


O que achou desta notícia?