Fotos: Alison Jordan/Amapá Digital

Projetos vencedores da FECEAP 2022 receberão ao todo R$ 10 mil em premiações

Em um evento movimentado, exposições de projetos científicos nacionais e internacionais podem ser vistos em uma feira montada no centro administrativo da Secretaria de Estado da Educação – SEED, localizada na Av. Fab, centro de Macapá.

Alunos das escolas estaduais e privadas de todo o Amapá fazem exposições de trabalhos científicos de variadas vertentes. São robôs, projetos de reciclagem, drones construídos com sucata, podcasts, jogos de tabuleiro montados de maneira artesanal, tabela periódica, recursos braile, entre várias curiosidades são apresentadas ao público participante.

A 10ª edição da Feceap, é uma parceria da Seed e Setec, que assinaram acordo de cooperação técnica e financeira, beneficiando os estudantes expositores do evento.

A feita iniciou na manhã da quarta-feira, 21, em cerimônia aberta na Seed. As exposições e avaliações seguem até amanhã, sexta-feira, 23, com 87 exposições de projetos científicos, palestras relacionadas à inclusão na ciência e apresentações culturais.

A Feceap visa dar visibilidade às experiências de construção e formalização dos processos criativos de estudantes das escolas públicas e privadas, contribuindo com a propagação da ciência, tecnologia e inovação no Amapá.

Brenda Jenice, estudante protagonista da escola Elias Trajano, representou os estudantes durante a cerimônia de abertura e atentou para a importância de eventos como esse.

"É onde a gente vê que o construímos dentro de sala de aula pode sim virar realidade. Além disso, pode nos levar a outras feiras científicas dentro ou fora do nosso país", apontou Brenda.

Uma novidade da 10ª edição da Feceap é que a Seed e Setec assinaram um Acordo de Cooperação Técnica e Financeira que vai disponibilizar, ao todo, R$ 60 mil reais aos projetos vencedores de cada modalidade participante da Feira.

As modalidades que concorrem na Feceap são: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio / Técnico / Profissionalizante, Educação Especial, Educação Jovens e Adultos e Ensino Superior.

Para finalizar a cerimônia de abertura, ocorrida na quarta-feira, a secretária da pasta, Neurizete Nascimento, agradeceu a Setec pela cooperação e também o corpo pedagógico de cada instituição presente.

"A Feceap só existe porque dentro de cada escola tem um corpo pedagógico preocupado em implementar e oportunizar a participação e protagonismo dos estudantes em projetos científicos", pontuou a secretária.

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO AQUI!
 

Com informações de Bárbara Ribeiro


O que achou desta notícia?