Foto: Pedro Monteira

Do Tocantins, Big Marias tem single novo e estreia no Spotify


Um single novo e um show em um dos mais importantes festivais de música independente do Centro-Norte do Brasil. Tudo isso na posição de banda autoral do rock tocantinense com ecos de grunge e do movimento riot grrrls. Cheias de novidades, a Big Marias, formada por Samia Cayres (vocal e guitarra), Didia Cayres (bateria), Cyntia Miranda (backing vocals) e Felipe Marinho (baixo) começa uma nova fase. O lançamento do single 'Marioska' marca a estreia do grupo no Spotify. A música, uma das primeiras composições do quarteto, sai do forno após quase um ano de produção, entre captação, masterização e o lançamento.

Depois de um período de imersão durante a pandemia da Covid-19 que resultou em ensaios catárticos e experiências sonoras, a banda trabalhou e criou músicas que foram ficando prontas com o tempo. O amadurecimento das canções fez com que a Big Marias entendesse que tinha chegado a hora de gravar e em novembro de 2021 o produtor Daniel Mota, que já havia colaborado com as musicistas, desembarcou em Palmas direto de Goiânia para fazer as canções ganharem vida.

"O Dan comprou essa ideia junto comigo (Sam), Didia e Cyntia e veio de Goiânia pra cá com um carro lotado de equipamentos e com o desafio de fazermos do nosso jeito. Queríamos tomar as decisões em conjunto sobre como nossa música seria captada, timbres e experimentos. Então captamos as baterias na nossa segunda casa, no estúdio do Black Bird e o restante gravamos na minha casa que virou nosso laboratório", explica.

O tempo foi o ideal para as músicas maturarem, tanto na criação quanto na captação, explicou Samia. "Foi um processo muito importante para nós entendermos o tempo das coisas".

O novo single, com guitarras pesadas e um bateria intensa tem o peso característico das canções noventistas e carrega toda a influência musical das compositoras. "Marioska é um grito engasgado em nossas gargantas há tempos. Cyntia e eu escrevemos essa letra juntas e foi uma sinergia entre nós. É muito representativo dar voz aos nossos incômodos e nós fazemos isso com música, letra, riffs mais nervosos embebidos da bateria visceral da Didia".

No estúdio a banda aproveitou pra gravar de uma só vez quatro músicas. Pro futuro, a intenção é lançar um disco cheio e mais singles. "Estamos trabalhando no single há bastante tempo e a entrada do Felipe na banda deu a encorpada que faltava. A sensação que temos é que tudo aconteceu quando deveria acontecer".

Para além da potência sonora, a Big Marias ainda complementa a força do som e do seu show com uma produção visual impecável. Música se mistura com moda e fotografia e o resultado é uma banda com uma performance incomparável.

"Adoramos trabalhar com produção fotográfica, styling e com a finalização das gravações das linhas de baixo, acionamos nossos parceiros criativos para dar a cara para esse lançamento.  Eu já tinha desenhado com a Didia e a Cyntia o que queríamos, nossos amigos o fotógrafo Pedro Monteiro e nosso maquiador Victor Borges deram o toque de mágica e eu costurei e confeccionei a parte visual".

Depois de subir no palco do Vaca Amarela com um show inesquecível e em um lineup de peso, a Big Marias quer agora tocar não apenas nos eventos e festivais do Tocantins, mas viajar pelo Brasil. "Subir no palco do Vaca Amarela foi muito significativo, de verdade. O show foi o primeiro fora do Estado e estamos muito animados. Didia e eu relembramos a emoção que foi tocar no Vaca em 2007, há 15 anos atrás e retornar com nosso novo som foi incrível! Agora pretendemos tocar! Tocar e rodar o máximo que pudermos e trabalhar nas novas composições", fala Samia.

'Marioska' está disponível em todas as plataformas de streaming (Spotify, Dezzer, Apple Music, Amazon Music, YouTube Music, Deezer e Tidal) escute aqui: https://spoti.fi/3Bt8NlZ

Por Samia Cayres


O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos