Via Expressa Anníbal Barcellos é nova alternativa de fluxo de veículos | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Via Expressa Anníbal Barcellos é nova alternativa para fluidez no trânsito em horários de grande fluxoc

Ligando os bairros Novo Horizonte e Pacoval, a via possui 2,5 quilômetros.

A Via Expressa Comandante Anníbal Barcellos, inaugurada no dia 25 de setembro, pela Prefeitura de Macapá, é uma nova alternativa para dar mais fluidez ao trânsito da zona norte. A rota possui 2,5 quilômetros, que inicia no bairro Novo Horizonte (Lago da Vaca), contorna ainda Pantanal e Renascer e finaliza na Avenida Maximiano dos Santos Moura ou Rodovia do Pacoval.

A via foi criada para facilitar o trânsito de forma rápida e segura para todos. Com velocidade máxima de 60 KM/H, a rota possibilita acesso sem interrupções, além de não possuir passagem direta de pedestres. Uma ciclofaixa também foi demarcada ao longo de todo o trecho.

Toda a extensão da Anníbal Barcellos foi sinalizada pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) para orientar os usuários.

“A Via Expressa é uma rota de comunicação para tráfego de alta velocidade, que tem características de uma autoestrada. A extensão possibilita desafogar o trânsito da região e dar seguridade aos condutores. Por ser expressa, ela permite que o condutor transite sem paradas com uma velocidade elevada comparada as demais”, explica o diretor-presidente da CTMac, Andrey Rêgo.

Via Expressa Anníbal Barcelos foi totalmente sinalizada pela CTMac | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Dicas para transitar na Via Expressa:

  • Atenção redobrada se sua velocidade é mais elevada;
  • Ao entrar na Via Expressa, você estará em uma pista de aceleração, se há condições de entrar na via, sinalize, não pare. Ao contrário, sirva-se da pista de aceleração para poder igualar a velocidade de seu veículo a dos que já estão na pista;
  • Ao sair da via expressa, se posicione de forma que os demais motoristas também fiquem sabendo qual a sua intenção;
  • Evite freadas bruscas e mudanças de faixa, pois incomoda os outros motoristas e o deixa em constantes riscos.
  • Não tente trafegar em velocidade muito diferente da dos demais veículos. Se você estiver devagar demais, poderá ser atingido pelos demais veículos de trás, e, se estiver muito rápido, será obrigado à redução de velocidade;
  • Se necessitar parar na via expressa, procure o acostamento, sempre sinalizando suas intenções. Coloque o seu veículo o mais distante possível da pista de rolamento, ligue o pisca-alerta, acendendo as lanternas, principalmente se for à noite ou sob chuva, utilize o triângulo de segurança se o local for após uma curva, procure sinalizar antes dela.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá


O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos