Dispositivo é considerado um dos métodos contraceptivos mais eficazes | Foto: Renato Costa/Semsa

Sete UBSs de Macapá ofertam aplicação de DIU

Com a ampliação, sete unidades de saúde passam a ofertar o método contraceptivo.

A Prefeitura de Macapá ampliou para sete o número de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que ofertam a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). Agora as unidades Congós, Perpétuo Socorro, Marcelo Cândia, no Jardim Felicidade 2, além Unidade Móvel de Saúde da Mulher, que atualmente está estacionada no Conjunto Habitacional Jardim Açucena, passam a ofertar o serviço

Desde o mês de maio, o DIU já era ofertado nas UBSs Coração e Padre Raul Matte, além do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes. A iniciativa faz parte do programa “Saúde Para Todos”, da Prefeitura de Macapá, e atende mulheres de qualquer idade que já tenham vida sexual ativa e não desejam engravidar.

“Ofertamos o DIU de cobre, que é um dos métodos contraceptivos mais seguros, eficazes e com menos efeitos colaterais. A mulher que estiver interessada deve ir até uma das unidades que ofertam o serviço e passar por uma consulta com um médico ginecologista que informará sobre os exames necessários para a paciente estar apta a colocar o dispositivo”, explica a coordenadora da área da Saúde da Mulher, Larissa Moraes.

DIU
É um DIU é um método contraceptivo moldado em forma de “T”, que é introduzido no útero para impedir a gravidez. Ele deve ser colocado e removido pelo ginecologista nos primeiros dias do ciclo menstrual.

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde


O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos