Foto: José Baia

Juventude amapaense participa de caminhada de conscientização sobre o câncer de mama

Caminhada que reuniu mais de mil jovens iniciou na praça da Bandeira e seguiu até o Parque do Forte, em Macapá.


Com cartazes e frases de incentivo, os jovens manifestaram o apoio à luta contra o câncer de mama.

A juventude vestiu-se de rosa e foi para as ruas alertar a população sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer de mama. A caminhada, que ocorreu nesta sexta-feira, 28, foi organizada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e faz parte da programação do Outubro Rosa, promovida pelo Governo do Amapá.

Mais de mil jovens, entre monitores e bolsistas do programa Amapá Jovem, participaram da ação. Entre eles, a jovem Amanda Ferreira, de 22 anos, que vê na ação uma oportunidade de aprender mais sobre o assunto e de conscientizar as mulheres.

"A Juventude veste rosa e apoia essa luta, para conscientizar que nós mulheres precisamos nos cuidar e ficar atentas para os sinais do câncer", disse.

Com cartazes e frases de incentivo, os jovens manifestaram o apoio à luta, desde a praça da Bandeira, até o Parque do Forte, em Macapá. De acordo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as chances de cura na fase inicial chegam a 95%. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais chances de cura, por isso o diagnóstico precoce é tão importante.

"Mesmo sendo jovem, posso alertar outras mulheres sobre a doença e começar a me cuidar desde cedo", afirmou a bolsista Maria Vitória, 16 anos. 

Além das mulheres, homens também participaram da programação e se engajaram na luta.

"Essa luta também é nossa, todos podemos e devemos apoiar essa causa", ressaltou o monitor José Railson.

Os cartazes foram confeccionados pelos bolsistas do programa, durante atividades nos polos.

"Foram várias etapas, finalizando com essa caminhada, sendo essa uma forma de contribuirmos com a campanha Outubro Rosa, alertando nossas bolsistas para que se cuidem e sejam multiplicadoras dessa luta", disse o secretário de Juventude, Pedro Filé.

Outubro Rosa 

O Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre o câncer de mama. Um movimento internacional criado no início de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A campanha, atualmente, ocorre em diversos países para promover ações de conscientização sobre a doença, serviços de diagnóstico e tratamento.

 

Por: Anne Santos

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos