Foto: Marcos Nunes

De olho no recorde de medalhas, delegação do AP embarca para os Jogos Escolares, no Rio

Ao todo, a equipe amapaense é formada por 275 pessoas, entre atletas, técnicos e staffs. Jogos iniciam na quarta-feira, 2.


Começou a busca por medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros para atletas de 12 a 14 anos. Nesta terça-feira, 1°, parte da delegação amapaense embarcou para o Rio de Janeiro, onde acontecerá a competição a partir de quarta-feira, 2, até o dia 15 de novembro.

A equipe amapaense é composta por 275 pessoas, entre atletas, técnicos e staffs. Ao todo, 123 pessoas já estão a caminho do Rio de Janeiro, o restante da delegação viajará ao longo da semana, de acordo com o cronograma de competição.

O Amapá terá representantes nas modalidades individuais de atletismo, badminton, judô, Karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, xadrez e wrestling; e modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de areia.

“Estou muito feliz, não consigo nem explicar o quanto. Eu comecei no judô esse ano e eu nem tinha a pretensão de viajar e disputar os JEB’s já esse ano. Quero muito uma medalha de ouro”, disse confiante a judoca, Cibely Soares, de 13 anos.

Outro lutador que também já está a caminho do Rio é Kabson Santos, de 14 anos. O judoca conta que não foi fácil entrar na delegação amapaense e que espera subir no pódio.

“Não foi fácil chegar até aqui. As seletivas realizadas em Macapá foram muito fortes e também teve a perda de peso. Vou focado em conquistar medalhas”, contou o atleta.

As passagens, hospedagem e alimentação são de responsabilidade da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), organizadora da competição. O Governo do Estado apoia a delegação com entrega de agasalho e camisa, além de ceder professores para equipe técnica e coordenação.

“Estamos muito confiantes e esperançosos nesses atletas. O Governo do Estado sempre buscou investir e dar as melhores condições possíveis para que nossos alunos-atletas cheguem em momentos como esse com claras chances de medalhas” disse o secretário da Sedel, Rudney Cunha.

Em 2021, o Estado conquistou 16 medalhas, sendo três de ouro, três de prata e dez de bronze. A expectativa é que o número aumente com a ida de atletas mais experientes.

 

Por: Rafael Moreira




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos