2º Famtour exalta potenciais turísticos de Ferreira Gomes e Porto Grande
Projeto do Governo do Amapá busca atrair mais visitantes aos atrativos naturais do estado, fomentando a economia local.
Conhecidas pelas belezas naturais e pela presença das águas caudalosas do Rio Araguari, as cidades de Ferreira Gomes e Porto Grande foram palco da 2ª edição do Famtour. O projeto é coordenado pelo Governo do Amapá para apresentar lugares com potencial turístico a representantes do setor, como agências de viagem, que possam incluir os passeios em seus roteiros e atrair mais visitantes aos locais.
Com a Famtour, o Governo busca promover o turismo amapaense, uma atividade que traz reflexos diretos para o comércio e está dentro do Plano da Nova Economia do Amapá, com a previsão de geração de mais emprego e renda, respeitando o meio ambiente e oportunizando a qualidade de vida à população.
Ao longo de três dias, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) ofereceu visita guiada a cerca de 30 profissionais do trade turístico para conhecerem e avaliarem cerca de 50 locais como hotéis, pousadas, balneários, restaurantes, casas de artesanatos, e atrativos naturais das duas cidades, como a Cachoeira do Pium, em Ferreira Gomes, e a Lagoa Azul, em Porto Grande.
Um dos locais que mais chamou a atenção dos visitantes foi a Cidade das Pedras, um ambiente à beira do Araguari, entre as duas cidades, que oferece tranquilidade para quem busca tranquilidade em meio à natureza.
Presente no Famtour, o empreendedor Victor Hugo, que é diretor de uma agência de viagens, considera o projeto fundamental para a cadeia produtiva do turismo, auxiliando no fomento para a criação de novos produtos, como roteiros e serviços de alimentação e transportes.
"A Amazônia tem um dos maiores potenciais turísticos do mundo. E o Famtour oportuniza que a gente conheça melhor os lugares do nosso estado. Agora, cabe à iniciativa privada fomentar os produtos, para fazer a cadeia girar", disse o empreendedor.
No projeto, as equipes da Setur também orientam os empreendedores a receberem os turistas e a buscar parcerias com os trades. Um dos locais visitados foi a Pousada Arco íris, em Porto Grande. Para a administradora do local, Carolina Rocha, o Famtour representa esperança para o setor hoteleiro.
"É um suporte importante para nós. Eu vejo como esperança, pois é algo novo e será um ponto de partida para muitos hotéis e pousadas se programarem e se organizarem para receber novos visitantes", disse Carolina.
A partir de Macapá, é fácil chegar aos municípios que ficam a cerca de 1h da capital, com ligação rodoviária. Todo o roteiro foi feito por equipes da Setur, que conta com a parceria das prefeituras e do Sindicato das Empresas de Turismo do Amapá (Sindetur).
De acordo com a gestora da pasta Rosa Abdon, a ideia é levar a Famtour aos 16 municípios do estado, para que seja feito o mapeamento de todas as potencialidades turísticas que existem no Amapá.
"É importante estarmos em parceria com o trade turístico, neste mês de novembro iremos visitar os municípios de Itaubal e Cutias, e esperamos que o trabalho seja mantido na próxima gestão, pois além de promover o desenvolvimento do turismo amapaense, também movimentam setores econômicos”, frisou a gestora.
A primeira parada do Famtour aconteceu na cidade de Mazagão, onde acontece a tradicional Festa de São Tiago.
Foto: Ianca Moreira