Programa oferece cursos gratuitos on-line para jovens negros que buscam o primeiro emprego
Capacitação tem formato que permite que o jovem acesse o conteúdo através do Whatsapp.
Jovens que se autodeclaram como pessoa preta ou parda, que tenham entre 16 e 25 anos e que concluíram ou estão cursando o ensino médio podem se inscrever num programa que proporciona qualificação para o primeiro emprego. A inscrição é gratuita, até terça-feira (15), e acontece pela internet.
O curso é gratuito, on-line e é aberto a jovens de todo o país. O programa conta com 16 videoaulas curtas e objetivas, concentradas em temas do mercado de trabalho, elaboração de um plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo e como se preparar para entrevistas e processos seletivos. Tudo voltado para a busca do primeiro emprego.
A capacitação tem um formato que permite que o jovem acesse o conteúdo do curso de qualquer lugar e a qualquer momento, basta que o candidato tenha acesso à internet e ao aplicativo de mensagens Whatsapp.
Ao final do curso, os concluintes receberão certificado e poderão se cadastrar nas comunidades de vagas do Coletivo Mover, podendo se candidatar aos processos seletivos de uma rede de parceiros de mais de 400 empregadores parceiros do programa.
A iniciativa faz parte da “Plataforma Coletivo Jovem”, que tem como foco a empregabilidade de jovens de 16 a 25 anos, em situação de vulnerabilidade social. O projeto existe desde 2009 e já impactou mais de 256 mil jovens em comunidades brasileiras.
Fonte: G1-AP