Foto: Joao Paulo/Sebrae

Sebrae apresenta resultados do Programa Cidade Empreendedora

A cerimônia reconhece três personalidades destaques em ações de desenvolvimento territorial no ciclo 2021/2022

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), realiza solenidade de encerramento para apresentar os resultados do Programa Cidade Empreendedora, referente ao ciclo 2021/2022 e, na ocasião, premiar personalidades destaques em ações de desenvolvimento territorial. As categorias são Agente de Desenvolvimento (AD), Nutricionista e Secretário de Educação. O evento reúne profissionais dos 16 municípios amapaenses para apresentar os resultados implementados no respectivo eixo, nas cidades de Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque, Amapá, Santana e Tartarugalzinho.

A assessora da diretoria técnica do Sebrae no Amapá, Isana Alencar, explica que o Cidade Empreendedora é um programa de transformação dos municípios. “Ele visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local, com foco na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade local”, ressalta a assessora da diretoria técnica do Sebrae no Amapá, Isana Alencar.

 

Resultados

Dos seis (6) municípios com adesão ao Programa Cidade Empreendedora, entre eles, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque, Amapá, Tartarugalzinho e Pedra Branca do Amaparí, quatro (4) municípios obtiveram projetos vencedores estaduais no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor; 3.464 abertura de empresas; 652 gestores públicos sensibilizados e capacitados; 478 agricultores familiares sensibilizados e contratados para o fornecimento da merenda escolar, junto ao Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE); volume de compras do PNAE em R$ 2.305.675,72 equivalente a 60% de execução para a agricultura familiar; 340 micro e pequenas empresas sensibilizadas e contratadas; 2.717 atendimentos nas Salas do Empreendedor; 921 professores e 5.554 alunos capacitados no tema empreendedorismo na escola.

 

Agente de Desenvolvimento

Para a categoria de Agente de Desenvolvimento (AD), a personalidade destaque foi Marco Borges da Conceição, do Município de Pedra Branca do Amaparí. A avaliação da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Amapá (UPPDT), seguiu os critérios de nomeação do AD, Sala do Empreendedor (ativa), Capacitação Básica de AD, Encontro Estadual de AD, Registro no SAS (ativo), Parcerias na Sala, além do Sebrae, Plano de Ação, Iniciativas da Sala (Capacitações, Consultorias, Eventos), Participação em eventos do Sebrae, Atendimento de MEI igual a 40%, Atendimento de MPE igual a 10%, Número de atendimentos, Engajamento do AD na UPPDT/Sebrae/AP.

 

Nutricionista

A nutricionista destaque, é a profissional Lis Figueiredo de Souza Campelo, do Município de Ferreira Gomes. A avaliação da UPPDT/Sebrae/AP, seguiu os critérios de Merenda em Foco institucionalizado, Comissão técnica nomeada, Mapeamento de compras, Pauta de compras, conforme o mapeamento, Edital de chamada pública publicado, Volume de compras do PNAE igual a 30%, Volume de compras do PNAE igual a 50%, Volume de compras do PNAE superior a 50%, Iniciativas da nutricionista (capacitações, eventos), Encontro Municipal de Nutricionistas, Envio e registro de evidências (controle de execução dos contratos), Engajamento na UPPDT.

 

Secretário

Na categoria de Secretário de Educação, a personalidade destaque é Joana D’arc Gonçalves Gomes, do Município de Calçoene. A UPPDT/Sebrae/AP, avaliou o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) institucionalizado, Aplicação do JEPP, Engajamento da secretária no Programa, Engajamento da secretária na Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá, Engajamento da secretária na UPPDT/Sebrae/AP.

 

Programa

O Programa Cidade Empreendedora, oferece um conjunto de soluções, para auxiliar os municípios a escolher as ferramentas mais adequadas às necessidades e a monitorar os resultados, com intuito de aperfeiçoar as iniciativas.

De acordo com a gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Amapá (UPPDT), Célia Almeida, o Amapá aderiu ao programa em 2021, com a proposta de execução de oito (8) eixos, a serem implementados num ciclo de 24 meses. “Os trabalhos têm foco em Gestão Municipal, Desburocratização, Lideranças Locais, Compras Governamentais, Sala do Empreendedor, Empreendedorismo na Escola, Cooperativismo e Crédito e, Inclusão Produtiva.”, conclui a gerente da UPPDT/Sebrae/AP, Célia Almeida.

 

Por Louise Dias

 

Coordenação

O Programa Cidade Empreendedora, é coordenado pela analista Francinne Bacelar e executado juntamente com as analistas Araúna Picanço, Vânia Chermont e uma equipe de 10 consultores do Sebrae Amapá.

A cerimônia de encerramento do Programa Cidade Empreendedora, ocorreu na Sede do Sebrae, no Salão de Eventos Macapá, na última quinta-feira (17), às 18h30.

Veja fotos

Foto: Joao Paulo/Sebrae

Foto: Joao Paulo/Sebrae

Foto: Joao Paulo/Sebrae

Foto: Joao Paulo/Sebrae

Foto: Joao Paulo/Sebrae


O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos