"Mulheres em rede transformam o mundo", garante Luiza Trajano

Fala da executiva aconteceu na cerimônia do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022

A presidente do Grupo Mulheres do Brasil e do Conselho de Administração Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, teve espaço de destaque no momento que antecedeu o anúncio das vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, nesta quarta-feira (23). A iniciativa, que valoriza e divulga histórias de empreendedoras de todo o país, faz parte da programação da 15ª edição da Semana Global do Empreendedorismo (SGE). 

Luiza Trajano, que se intitulou como “parceira e amiga do Sebrae”, elogiou as 3 mil mulheres inscritas no Prêmio e destacou a importância de entenderem o seu papel no país como empreendedoras. “O empreendedor é aquele que busca solução, não desiste jamais, sempre busca alternativas para vencer as dificuldades. Vocês inspiram e mudam o rumo das suas famílias”. Ela ainda endereçou: “Está todo mundo olhando para a micro e pequena empresa e a luta agora é para descentralizar o crédito”, comprometeu-se Luiza, ao falar da importância das MPE.

Confira os principais trechos da participação de Luiza Trajano:

 

"É muito legal ser empreendedora"

LT: Quando eu comecei o grupo Empreendedoras do Brasil, oito anos atrás, o cenário era diferente. Hoje em dia é muito legal ser empreendedora, empreender inclusive dentro do seu trabalho, da sua profissão. Um empreendedor está sempre atento e buscando solução. 

Nossa cabeça tem dois lados, o do problema e o da solução. E o empreendedor foca em alternativas para vencer as dificuldades. Eu posso inspirar mulheres, mas elas também inspiram todas e todos que estão a seu lado. Muitas inclusive mudam a realidade das famílias. 

 

O caminho do sucesso

LT: Em primeiro lugar, é muito importante entender que devemos fazer aquilo que gostamos. Segundo, precisamos saber que tudo na vida tem um preço. E terceiro e mais importante, precisamos entender que nascemos para ser protagonistas. Nós somos os principais atores da nossa vida. E, ainda assim, a jornada não é fácil. Tem momentos que escorregamos, que damos passos e voltamos para trás. Mas o principal é desenvolver a capacidade de aproveitar as oportunidades da vida. 

 

Conselho para os pequenos negócios

LT: O pequeno precisa se juntar para crescer, buscar no mercado as opções de marketplace. A loja física não vai acabar, mas o digital é uma realidade, é o presente, é uma cultura. E o principal é que o digital veio para simplificar. Muitas vezes sofisticamos tanto o negócio que esquecemos que a venda é o combustível do negócio. Não podemos ter vergonha de vender. 

Eu nunca reclamo da minha luta porque optei por ser isso. Para ganhar potência, precisamos buscar parceiros e apoio na hora certa. Quando juntamos os QIs, fica muito mais fácil e com muito mais potencial. A melhor forma de empreender é reunindo habilidades e crescendo em redes. O Sebrae é o maior exemplo de atuação em rede. Quanto mais você compartilha, mais a vida te devolve de todas as formas possíveis. Mulheres em rede transformam o mundo.

 

"O Brasil tem jeito"

LT: Fazendo referência ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na vida inteira eu entrei em premiações e eventos que ganhei, mas em muitos outros a Magazine Luiza nem chegou a ir para a final. Eu procuro aprender sempre e hoje ganho prêmios inclusive internacionais. Então o recado para as empreendedoras é: faça o seu melhor a todo tempo porque o sucesso chega! E se não chegou é porque você ainda tem algo a aprender e aprimorar. 

Cada novo prêmio aumenta a nossa responsabilidade de inspirar outras pessoas, de crescer, de fazer bem feito, de errar e também de corrigir a rota. Eu tenho o compromisso de tentar, aprender e alcançar! Fica ainda minha mensagem de que o Brasil tem jeito, o Brasil tem diversidade, o Brasil tem consumo. Está todo mundo olhando para a MPE, que é quem gera emprego pelo país. Minha luta agora é para descentralizar o crédito, que deve ser um direito do pequeno negócio, andando lado a lado com a capacitação.

 

Empreendedorismo Feminino na SGE

O Empreendedorismo Feminino é um dos temas centrais da 15ª edição da Semana Global do Empreendedorismo (SGE), que é considerado o maior evento dedicado a quem empreende em mais de 180 países conectados ao redor do mundo. No Brasil, a SGE acontece entre 14 e 20 de novembro com expectativa de mobilizar todo o país com ampla programação durante o mês inteiro. Para participar, basta se cadastrar na página oficial da SGE no endereço eletrônico: www.empreendedorismo.org.br.


O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos