Foto: FreePik

Como saber se uma promoção da Black Friday realmente vale a pena?

Conheça algumas dicas para fugir de armadilhas, economizar dinheiro e encontrar as melhores ofertas


A Black Friday começa amanhã, mas muitas promoções tiveram início antes. O impulso de consumir, estimulado pelos tantos anúncios, podem levar muitos consumidores ao arrependimento.

Na maioria dos casos, o desconto era menor do realmente parecia e o mais comum, não existia qualquer necessidade do produto. Como se livrar das armadilhas da Black Friday?

Ano passado, o Procon-SP registrou mais de 700 reclamações sobre a promoção mais aguardada do ano, e dentre os principais motivos das reclamações, estavam: atraso ou não entrega do produto; pedido cancelado; mudança de preço; maquiagem de desconto ou indisponibilidade do produto ou serviço.

Dicas para não cair em armadilhas na Black Friday

Guipack, empresa especialista em embalagens para o setor e-commerce, separou algumas dicas importantes para que não caia em armadilhas diante de tantas promoções.

Monitore os preços com antecedência

Tenha em mente qual o produto que deseja adquirir na Black Friday e monitore os preços com antecedência. De acordo com a faixa de valor de produto, verifique a oscilação de preço entre as lojas. 

Muitos estabelecimentos cometem fraude ao informar promoções que não existem. Fique de olho!

Cuidado quando os preços estiverem muito baixos

Fique atento ao bom funcionamento e qualidade do produto antes de adquiri-lo. Muitos produtos são vendidos com defeito ou já foram devolvidos por outros clientes e, por isso, estão abaixo do preço. 

Leia as letras miúdas

Antes de adquirir o produto, verifique as letras miúdas. Em promoções da Black Friday podem ter condições como compra sem direito ou devolução escritas nas letrinhas que podem passar despercebidas. 

Sempre guarde a nota fiscal do produto para exigir os seus direitos!

Cuidado com os golpes online

As vendas e-commerce são as mais movimentadas nas promoções da Black Friday, e muitos criminosos se aproveitam da situação para aplicarem golpes nos consumidores.

Preste muita atenção à autenticidade da loja em que for comprar, opte por lojas grandes e que sejam verificadas.

O site precisa ter certificado SSL que é aquele “pequeno cadeado” próximo ao endereço eletrônico.

Procure por avaliações da loja na internet e preste muita atenção antes de colocar dados do seu cartão em qualquer site.

Confira o valor total da compra

Antes de finalizar a compra, preste atenção no valor total dos produtos. Muitas lojas cobram valores de taxas de envio que variam e isso pode fazer com que o custo total da compra fique próximo ou superior ao preço original do produto.

As opções de pagamento à vista ou parcelado também podem influenciar no desconto a mais no preço final. 

E algo também importante para prestar atenção é que a informação de frete grátis em alguns casos pode indicar frete já embutido no preço final do produto.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos