Entidade mundial de alto QI identifica brasileira superinteligente mais jovem no País

Antes de completar três anos, laudo do teste da amapaense Athena Macário Silveira foi aceito pela Mensa Brasil

A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País e representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo, acaba de identificar a amapaense Athena Macário Silveira, que completou recentemente três anos de idade, como a superinteligente mais jovem do Brasil a ingressar na instituição.
 
Os pais da criança submeteram, neste segundo semestre, um laudo com o teste de inteligência, reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia, à Mensa Brasil, realizado quando ela ainda tinha dois anos e meio, e a aprovação na entidade acaba de ser oficializada.
 
Agora, Athena passa a integrar um grupo de 297 menores de idade identificados pela organização no Brasil. Segundo mapeamento da associação, o estado de São Paulo lidera o ranking dos menores de idade já identificados com superinteligência, num total de 109. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 37 pessoas, e Minas Gerais, com 32.
 
Com o intuito de ampliar a descoberta de pessoas com superinteligência, a entidade tem realizado periodicamente rodadas de testes coletivos em diversas cidades brasileiras. A próxima acontece no dia 26 deste mês, em 19 municípios espalhados pelo País, de forma simultânea, e é destinada às pessoas com 17 anos ou mais e que estejam cursando ou que tenham cursado o ensino superior (mais informações: https://mensa.org.br/admissao/). Para indivíduos de até 16 anos, a entidade avalia laudos de testes de inteligência oficiais e reconhecidos, para fazer a admissão no quadro de membros.
 
Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da Mensa Brasil, o Brasil é uma potência intelectual ainda adormecida e subaproveitada. “Temos uma das maiores populações do planeta. Cerca de 2% dos habitantes do Brasil podem apresentar sinais de altas habilidades, com um QI muito acima da média. Porém, ainda não há um mapeamento abrangente destes indivíduos”, aponta.
 
Sobre a Associação Mensa Brasil
Fundada em 2002, a Associação Mensa Brasil é a afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional, a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo. Ela congrega pessoas com altas capacidades intelectuais, tendo como único requisito de ingresso possuir QI acima de 98% da população em geral, comprovado por teste referendado de inteligência. A entidade coordena, representa e mobiliza seus associados, com foco em três objetivos principais: (i) identificar e promover a inteligência humana em benefício da humanidade; (ii) estimular pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência; e (iii) prover um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus associados.
 
Sobre a Mensa Internacional
Fundada em 1946, no Reino Unido, a Mensa Internacional é a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto QI do mundo. Foi criada com o objetivo de promover a inteligência como ferramenta estratégica para o desenvolvimento e a evolução da humanidade. A palavra Mensa significa “mesa”, em Latim, em referência à natureza de mesa-redonda da organização, representando a união de iguais, independentemente de características como etnia, cor, credo, nacionalidade, idade, visão política, histórico educacional ou socioeconômico.
 

Por Leda Sangiorgio


O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos